Mundo

Irã convoca Brics a liderar transição para mundo multipolar

Masoud Pezeshkian denunciou o uso de ‘ações unilaterais e o uso de sanções e restrições econômicas’, em uma aparente referência ao governo de Donald Trump

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 8 de setembro de 2025 às 14h55.

Última atualização em 8 de setembro de 2025 às 15h42.

Tudo sobreIrã
Saiba mais

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou nesta segunda-feira, em discurso na cúpula virtual do Brics, que o bloco deve “guiar a transição para uma ordem multipolar” na qual as vozes de todos os países sejam ouvidas.

“Grupos como o Brics e outras instituições do Sul Global têm a responsabilidade especial de guiar a transição para uma ordem multipolar, democrática e justa; uma ordem em que as vozes de todos os países sejam ouvidas, especialmente as dos países em desenvolvimento”, disse o presidente iraniano.

Pezeshkian denunciou o uso de “ações unilaterais e o uso instrumental de sanções e restrições econômicas”, em uma aparente referência aos Estados Unidos, o que, em sua opinião, “interrompe a cooperação global e impossibilita o desenvolvimento sustentável”.

Para alcançar esse multilateralismo, ele pediu “uma reforma séria da estrutura de governança global”, com a revisão da composição e do funcionamento do Conselho de Segurança da ONU e a reforma do sistema financeiro e monetário internacional.

O governante denunciou a agressão militar sofrida por seu país em junho por parte de Israel e Estados Unidos, a continuidade do conflito na Faixa de Gaza, os ataques israelenses contra o Líbano e o Iêmen, assim como as ameaças dos EUA contra a Venezuela, como “provas claras do fracasso da ordem mundial em garantir a paz, a justiça e a segurança internacional”.

A cúpula do Brics ocorre em meio às tensões causadas pela guerra comercial iniciada pelo governo do presidente americano, Donald Trump.

O bloco foi formado inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que em 2023 convidaram outros países a se juntarem à iniciativa.

Acompanhe tudo sobre:IrãEstados Unidos (EUA)Donald TrumpOriente Médio

Mais de Mundo

França manda prender mulher por roubo de ouro do Museu de História Natural de Paris

Rússia diz que ainda não há data para encontro entre Putin e Trump

Acordo de US$ 20 bilhões entre Argentina e EUA não freia corrida por dólares antes das eleições

Sarkozy é o primeiro ex-presidente da França preso desde a 2ª Guerra Mundial