Mundo

Irã confirma que usina nuclear não foi afetada por terremoto

Segundo autoridades, no momento do terremoto, a central de Bushehr não estava conectada à rede e não produzia eletricidade


	Sismógrafo: o terremoto de 6,1 graus na escala Richter atingiu ontem o país e deixou pelo menos 37 mortos e 950 feridos
 (AFP)

Sismógrafo: o terremoto de 6,1 graus na escala Richter atingiu ontem o país e deixou pelo menos 37 mortos e 950 feridos (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2013 às 10h55.

Teerã - O Irã confirmou nesta quarta-feira que sua única usina nuclear, situada na província de Bushehr, no sul do país, não sofreu nenhum dano pelo terremoto de 6,1 graus na escala Richter que atingiu ontem o país e deixou pelo menos 37 mortos e 950 feridos.

Segundo declarações do diretor da Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI), Fereydun Absi, o terremoto "não causou danos na usina nuclear de Busehr", situada a cerca de 100 quilômetros da cidade de Kaki, onde foi registrado o epicentro do tremor.

Absi disse que no momento do terremoto "a central não estava conectada à rede e não produzia eletricidade e, além disso, por seu desenho, resiste a terremotos de mais de oito graus na escala Richter".

A imprensa iraniana divulgou uma nota emitida hoje pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmando que o terremoto não afetou a usina nuclear, que foi conectada pela primeira vez à rede elétrica nacional em setembro de 2011 e ainda se encontra em período de testes.

"O Irã informou (ao Centro de Incidentes e Emergências da AIEA) do ocorrido e apontou que não ocorreu nenhum dano na Central Elétrica Nuclear de Bushehr e que não houve vazamento radioativos nas instalações".

A companhia pública russa AtomStroyExport, responsável pela construção da usina, também confirmou que a situação na central é de normalidade. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisIrã - PaísTerremotos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia