Mundo

Irã assina acordo para permitir à AIEA mais inspeções

Irã e o Organismo Internacional para a Energia Atômica (AIEA) assinaram acordo que colocará sob inspeção internacional reatores e minas de urânio iranianas


	Sede e logo da AIEA em Viena, Áustria: organização atômica iraniana assegurou que recebeu autorização para fazer o pacto
 (Joe Klamar/AFP)

Sede e logo da AIEA em Viena, Áustria: organização atômica iraniana assegurou que recebeu autorização para fazer o pacto (Joe Klamar/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2013 às 08h27.

Teerã - Irã e o Organismo Internacional para a Energia Atômica (AIEA) assinaram hoje um acordo que porá sob inspeção internacional o reator de água pesada de Arak e a mina de urânio de Gachin, informou a agência de notícias iraniana "Fars".

O acordo foi assinado durante a reunião que o diretor-geral da agência da ONU, Yukiya Amano, teve nesta manhã em Teerã com o presidente da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi.

O documento, que tem como base o Acordo de Salvaguardas do Tratado de Não-Proliferação, do qual o Irã é signatário, apresenta um roteiro para que o organismo internacional e as autoridades iranianas resolvam os outros pontos que enfrentam e que analistas da ONU possam controlar de perto que o programa nuclear iraniano tenha fins exclusivamente pacíficos.

A organização atômica iraniana assegurou que recebeu autorização do Conselho Supremo de Segurança Nacional para fazer o pacto, que encerra parte das disputas que Teerã e a AIEA tentam em vão resolver há quase dois anos.

Os diretores do programa nuclear iraniano, diz a "Fars", afirmaram que o acordo foi assinado pelo Irã de forma "voluntária" e com base nos "novos planejamentos do governo", que o moderado Hassan Rohani lidera desde agosto.

O presidente iraniano prometeu em sua campanha pactuar o mais rápido possível com Ocidente para pôr fim a suas inquietações sobre o programa nuclear iraniano e conseguir o alívio das sanções internacionais que asfixiam a economia iraniana."

Acompanhe tudo sobre:AIEAÁsiaEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaIrã - País

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos