Mundo

Irã armazena milhões de barris de petróleo em navios no mar

Governo do país enfrenta dificuldades para exportar em função das sanções ocidentais


	Petróleo: receitas do Irã com o petróleo caíram cerca de 50 % desde o ano passado, quando os Estados Unidos e a União Europeia impuseram pesadas sanções
 (Spencer Platt/Getty Images)

Petróleo: receitas do Irã com o petróleo caíram cerca de 50 % desde o ano passado, quando os Estados Unidos e a União Europeia impuseram pesadas sanções (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2013 às 17h59.

Londres - O Irã está armazenando milhões de barris de petróleo em navios ancorados em suas águas territoriais, enquanto o governo do país enfrenta dificuldades para exportar em função das sanções ocidentais, disseram fontes do setor de transporte marítimo.

As receitas do Irã com o petróleo caíram cerca de 50 % desde o ano passado, quando os Estados Unidos e a União Europeia impuseram pesadas sanções, prejudicando os negócios do país e reduzindo o padrão de vida dos cidadãos comuns.

"Não há dúvida de que há mais navios petroleiros iranianos sendo usados como armazenagem flutuante no momento do outro lado do Golfo e o sentimento é de que isso deve aumentar", disse uma fonte do setor de transporte marítimo na Europa com conhecimento do movimento de petroleiros.

"O embargo está causando problemas e tem conversas sobre tentativas do Irã de se desfazer de cargas com preços reduzidos." As fontes do setor marítimo deram estimativas variadas sobre quanto petróleo o Irã está guardando no mar, mas todos disseram que o volume aumentou.

Dados da consultoria de inteligência marítima IHS Fairplay apontam que 10 grandes navios petroleiros do Irã, com capacidade de carregar 2 milhões de barris cada um, estão armazenando petróleo, junto com um navio menor com capacidade de 1 milhão de barris.

Os dados mostraram que outros dois super petroleiros também podem estar sendo usados como armazenagem flutuante, baseado no longo período em que estão ancorados, elevando o volume total a 25 milhões de barris guardados em navios.

"Parece que há mais embarcações do que havia quatro meses atrás" disse Richard Hurley, um analista sênior da IHS Fairplay.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)EnergiaIrã - País

Mais de Mundo

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão

Haddad lidera agenda estratégica para financiamento antes da COP30