Mundo

Irã apresenta propostas sobre impasse nuclear, diz UE

Porta-voz da União Europeia disse que há um sentimento de "otimismo cauteloso" para os dois dias de reunião em Genebra

O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif e a chefe de política externa da UE, Catherine Ashton (REUTERS/Fabrice Coffrini/Pool)

O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif e a chefe de política externa da UE, Catherine Ashton (REUTERS/Fabrice Coffrini/Pool)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2013 às 07h33.

Genebra - O Irã apresentou propostas a respeito do impasse sobre seu programa nuclear durante negociação com seis potências mundiais em Genebra nesta terça-feira, disse um porta-voz da União Europeia.

Michael Mann, porta-voz da chefe de política externa da UE, Catherine Ashton, disse a repórteres que autoridades iranianas apresentaram as ideias em slides de PowerPoint, mas não entrou em detalhes sobre o conteúdo.

Mann disse que há um sentimento de "otimismo cauteloso" para os dois dias de reunião em Genebra, e que o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, principal negociador da questão nuclear do país, participou de um jantar na segunda-feira em uma "atmosfera muito positiva".

As negociações continuaram depois que o Irã apresentou as propostas pela manhã, disse Mann, acrescentando que as potências buscam ideias concretas e construtivas do lado iraniano. A mídia iraniana disse que o pacote de propostas se chama "Encerrando uma crise desnecessária, abrindo novos horizontes".

As potências --Estados Unidos, França, Alemanha, China Grã-Bretanha e Rússia-- acusam o Irã de buscar o desenvolvimento de uma arma nuclear e exigem o fim do programa de enriquecimento de urânio do país. Em troca, ofereceram aliviar sanções econômicas impostas ao longo dos últimos anos.

O Irã garante que seu programa nuclear tem apenas fins pacíficos e defende o direito de enriquecer urânio.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEuropaIrã - PaísUnião EuropeiaUsinas nucleares

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos