Mundo

Irã anunciará corte nos compromissos do acordo nuclear amanhã, diz agência

A agência oficial do Irã não informou que vai reduzir seus compromissos resposta à saída unilateral dos Estados Unidos do acordo nuclear

Presidente do Irã, Hassan Rohani: país vê a presença de porta-aviões dos EUA no Golfo Pérsico como um risco de segurança. (Fatemeh Bahrami/Anadolu Agency/Getty Images)

Presidente do Irã, Hassan Rohani: país vê a presença de porta-aviões dos EUA no Golfo Pérsico como um risco de segurança. (Fatemeh Bahrami/Anadolu Agency/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 7 de maio de 2019 às 15h04.

Última atualização em 7 de maio de 2019 às 15h10.

O Irã vai anunciar, nesta quarta-feira, uma redução de seus compromissos assumidos no âmbito do acordo internacional nuclear iraniano de 2015, um ano após a decisão americana de deixar o pacto unilateralmente, segundo a agência oficial Irna.

"Em resposta à saída unilateral dos Estados Unidos (...), a República islâmica do Irã anunciará, nesta quarta-feira, sua decisão de reduzir seus compromissos no âmbito deste acordo", informou nesta terça a agência iraniana.

A Irna não detalhou quais compromissos Teerã pretende "reduzir", mas indica que a decisão será comunicada aos embaixadores dos cinco países que se mantiveram no acordo (Alemanha, China, França, Grã-Bretanha e Rússia) pelo vice-ministro de Relações Exteriores, Abbas Araghchi.

Um diplomata alocado em Teerã confirmou à AFP que os embaixadores dos cinco países foram convidados a um encontro no Ministério de Relações Exteriores com Araghchi nesta quarta, quando a saída dos EUA do acordo completa um ano.

O ministro de Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif deve encontrar em Moscou com seu homólogo russo, Seguei Lavrov, nesta quarta.

Na segunda-feira, a Isna tinha informado que Teerã podia anunciar na quarta "medidas de reciprocidade" em resposta à saída americana do acordo - embora não tenha detalhado de que consistiriam.

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesEstados Unidos (EUA)Irã - País

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada