Mundo

Irã anuncia produção de mísseis com 700 quilômetros de alcance

O governo iraniano anunciou a fabricação de mísseis balísticos terra-mar com mais alcance seguindo as instruções do líder supremo do Irã, Ali Khamenei

Irã: os EUA são críticos aos programas de mísseis balísticos iranianos (Morteza Nikoubazl/Reuters)

Irã: os EUA são críticos aos programas de mísseis balísticos iranianos (Morteza Nikoubazl/Reuters)

E

EFE

Publicado em 16 de outubro de 2018 às 10h51.

Teerã - O Irã estendeu o alcance dos seus mísseis balísticos terra-mar para 700 quilômetros, informou nesta terça-feira o comandante da divisão aeroespacial dos Guardiões da Revolução, Amirali Hayizadeh.

"Conseguimos fabricar mísseis balísticos terra-mar que nos permitem apontar para navios de guerra a 700 quilômetros de distância", disse Hayizadeh à emissora estatal "PressTV".

As melhorias foram realizadas seguindo as instruções do líder supremo do Irã, Ali Khamenei.

Os programas de mísseis balísticos iranianos foram uma das razões que levaram o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a retirar seu país em maio do acordo nuclear multilateral de 2015 e voltar a impor sanções a Teerã.

As autoridades iranianas reiteraram em várias ocasiões que seus mísseis têm caráter defensivo e dissuasório, e se negam a negociar sobre este delicado assunto.

Ainda assim, afirmam que o Irã continuará aumentando seu "poder defensivo", inclusive seus programas de mísseis balísticos, apesar da pressão dos EUA.

No dia 22 de setembro, durante um desfile militar em Teerã, o presidente iraniano, Hassan Rohani, disse que o Irã "não só não deixará as suas armas defensivas e seus mísseis, como também aumentará o seu poder defensivo a cada dia".

Acompanhe tudo sobre:ArmasIrã - PaísMísseis

Mais de Mundo

Trump critica votação antecipada nos Estados Unidos

Líbano confirma 558 mortos em novo dia de confronto entre Israel e Hezbollah

Trump cita conflito de interesses do FBI e pede investigação na Flórida sobre atentado

Missão de técnicos do governo discute em Havana dívida de R$ 5,5 bi de Cuba com o Brasil