Mundo

Irã anuncia novo avião militar não-tripulado de fabricação nacional

A aeronave pode atuar em um raio de 50 quilômetros a partir de sua base, voar a altura máxima de 5 mil metros pelo período de até 3h30

Quase diariamente as autoridades iranianas divulgam o desenvolvimento de novos equipamentos de fabricação local destinados ao arsenal militar (Aamir Qureshi/AFP)

Quase diariamente as autoridades iranianas divulgam o desenvolvimento de novos equipamentos de fabricação local destinados ao arsenal militar (Aamir Qureshi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2012 às 09h49.

Teerã - O Irã anunciou neste sábado a construção de um novo avião não-tripulado para uso militar e de observação, que batizou de Shaparak (borboleta), informou a imprensa local.

A aeronave pode atuar em um raio de 50 quilômetros a partir de sua base, voar a altura máxima de 5 mil metros pelo período de até 3h30, além de ter capacidade de transportar oito quilos de carga, detalhou a emissora oficial iraniana em inglês 'PressTV'.

Reza Danandeh Hakamabad, engenheiro responsável pelo projeto, revelou neste sábado que o avião é impulsionado por dois motores cilíndricos e equipado com três câmeras digitais de alta resolução, cujas imagens são enviadas à base.

Hakamabad detalhou que a aeronave pode desempenhar missões militares, vigilância de fronteira, florestal, de estradas e de oleodutos, ainda busca e resgate e transporte de pequenas cargas.

Nos últimos anos, o Irã anunciou a fabricação de diversos tipos de aviões não-tripulados, a maior parte variações do modelo Ababil. Desde 2009, o país afirma que dispõem desses equipamentos com tecnologias que os tornam indestrutíveis.

Quase diariamente as autoridades iranianas divulgavam o desenvolvimento de novos equipamentos de fabricação local destinados ao arsenal militar, tanto para as forças terrestres, quanto para as navais e aéreas. EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaVeículosTransportesIrã - PaísAviões

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo