Mundo

Irã amplia apoio militar ao regime da Síria

Guerra civil da Síria está prestes a entrar no seu quarto ano


	Prédios destruídos em Homs, na Síria: renovado apoio iraniano, junto com o fornecimento de munições e equipamentos pela Rússia, vem contribuindo para que as forças de Assad façam importantes avanços
 (Yazan Homsy/Reuters)

Prédios destruídos em Homs, na Síria: renovado apoio iraniano, junto com o fornecimento de munições e equipamentos pela Rússia, vem contribuindo para que as forças de Assad façam importantes avanços (Yazan Homsy/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2014 às 11h15.

Londres/Ancara - Quando a guerra civil da Síria está prestes a entrar no seu quarto ano, o Irã intensificou seu apoio militar ao presidente Bashar al Assad, oferecendo equipes de elite para o trabalho de inteligência e para o treinamento de soldados, segundo fontes familiarizadas com a questão.

O renovado apoio iraniano, junto com o fornecimento de munições e equipamentos pela Rússia, vem contribuindo para que as forças de Assad façam importantes avanços no terreno, mas sem conseguir um vantagem decisiva sobre os combatentes da oposição.

O Irã, um país xiita, já gastou bilhões de dólares amparando o governo de Assad, que é membro da seita alauíta, uma variação do islamismo xiita. E, embora a presença de militares iranianos na Síria não seja novidade, especialistas acreditam que nos últimos meses Teerã enviou mais especialistas.

Analistas consideram que esse reforço estimula Assad a não fazer concessões nas negociações de paz que foram iniciadas em Genebra, mas que estão atualmente sob impasse.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBashar al-AssadIrã - PaísPolíticosSíria

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo