Mundo

Irã agradece apoio da Índia nos tempos difíceis

O ministro de Relações Exteriores do Irã se reuniu hoje em Nova Délhi com o premiê indiano e garantiu que o Irã considera a Índia um parceiro estratégico


	O ministro iraniano das Relações Exteriores Javad Zarif: em viagem oficial pela Ásia, o ministro disse que seu país busca colaborar com a Índia em "todas as áreas"
 (AFP/ KENA BETANCUR)

O ministro iraniano das Relações Exteriores Javad Zarif: em viagem oficial pela Ásia, o ministro disse que seu país busca colaborar com a Índia em "todas as áreas" (AFP/ KENA BETANCUR)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2015 às 10h35.

Nova Délhi - O ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, agradeceu nesta sexta-feira ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, pelo apoio de seu país nos "tempos difíceis", pela Índia ter se mantido como segundo comprador de petróleo iraniano apesar das sanções a Teerã.

Zarif se reuniu hoje em Nova Délhi com Modi, a quem garantiu que o Irã considera a Índia um "parceiro estratégico, do qual não se pode esquecer o apoio recebido", segundo o comunicado divulgado pelo escritório do premiê indiano.

O ministro iraniano, que está em viagem oficial pela Ásia, acrescentou que seu país busca colaborar com a Índia em "todas as áreas", entre elas investimento, infraestrutura, adubo e energia.

Modi felicitou o Irã pelo acordo alcançado com o Grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) para a limitação de seu programa atômico, um pacto que "contribuirá para uma maior paz e estabilidade na região".

O primeiro-ministro da Índia aceitou o convite do presidente iraniano, Hassan Rohani, de visitar a nação persa em data ainda a definir, segundo a nota.

A Índia é o segundo comprador de petróleo iraniano, depois da China, apesar de desde 2010 ter reduzido em quase 50% suas compras devido as sanções.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaÍndiaIrã - PaísPetróleoTeerã

Mais de Mundo

França continua tentando bloquear acordo UE-Mercosul, diz Macron

Israel libertará 620 palestinos neste sábado — entre eles detento que está há 45 anos na prisão

Trump demite chefe do Exército dos EUA e anuncia substituto

Novo coronavírus: veja o que se sabe até agora sobre o vírus descoberto na China