Mundo

Irã acusa Israel de criar pretextos para atacar a Síria

O ministro de Relações Exteriores do Irã condenou o ataque de Israel contra posições iranianas que ajudam a Síria no combate aos rebeldes e jihadistas

Golã: Israel confirmou ontem o ataque contra posições iranianas na Síria em represália ao ataque do Irã nas colinas de Golã (Ronen Zvulun/Reuters)

Golã: Israel confirmou ontem o ataque contra posições iranianas na Síria em represália ao ataque do Irã nas colinas de Golã (Ronen Zvulun/Reuters)

A

AFP

Publicado em 11 de maio de 2018 às 09h31.

O Irã acusou nesta sexta-feira Israel de "criar pretextos" para atacar a Síria, um dia depois de bombardeios israelenses contra supostos alvos iranianos e sírios naquele país.

O porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Bahram Ghasemi, citado pela agência Isna, condenou "com firmeza os ataques do regime sionista" na Síria, onde o Irã ajuda militarmente o regime de Bashar al-Assad contra os rebeldes e os jihadistas.

Na quinta-feira, Israel afirmou que atacou posições "iranianas" na Síria, em represália por ataques realizados a partir do Irã contra a parte das colinas de Golã sob controle do Estado hebreu.

"Os ataques reiterados do regime sionista contra o território sírio aconteceram com pretextos inventados (por Israel), que carecem de fundamento", declarou Ghasemi.

"Os múltiplos ataques do regime sionista em território sírio e a violação da soberania deste país, em particular durante os últimos dias, representam uma agressão clara e um exemplo da natureza deste regime dominador e mentiroso, que tenta provocar crises e não pode tolerar a estabilidade e a segurança na região", completou.

Israel - oficialmente em estado de guerra com a Síria - afirma que está à margem do conflito no país vizinho, mas insiste que não permitirá que o Irã utilize a Síria como base de ataques contra seu território.

Durante os últimos meses, o exército israelense realizou dezenas de bombardeios contra posições sírias, do Hezbollah libanês e, cada vez mais, contra forças iranianas na Síria.

O Irã e o Hezbollah são dois grandes inimigos de Israel.

Acompanhe tudo sobre:Irã - PaísIsraelMísseisSíria

Mais de Mundo

Como Bukele conseguiu acumular tanto poder em El Salvador e tão rápido?

Governo de Portugal decreta estado de alerta devido ao calor extremo nos próximos dias

Chile intensifica esforços para resgatar mineradores presos em El Teniente

Renúncia de diretora do Fed pode acelerar a escolha de Trump do sucessor de Powell