Mundo

Irã aceita convite para reunião sobre conflito na Síria

Essa será a primeira vez que o Irã, o principal aliado regional do presidente sírio, Bashar al-Assad, comparecerá a uma reunião internacional sobre a guerra


	O líder supremo do Irã: outros participantes, principalmente os Estados Unidos, dizem que Assad não pode ter qualquer papel no futuro da Síria
 (KHAMENEI.IR/AFP/Arquivos)

O líder supremo do Irã: outros participantes, principalmente os Estados Unidos, dizem que Assad não pode ter qualquer papel no futuro da Síria (KHAMENEI.IR/AFP/Arquivos)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2015 às 14h32.

Dubai - O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, e três de seus vices vão participar de negociações multilaterais na sexta-feira em Viena com o objetivo de resolver o conflito na Síria, disse o ministério nesta quarta-feira, segunda agência de notícias iraniana.

Essa será a primeira vez que o Irã, o principal aliado regional do presidente sírio, Bashar al-Assad, comparecerá a uma reunião internacional sobre a guerra de quatro anos na Síria. Outros participantes, principalmente os Estados Unidos, dizem que Assad não pode ter qualquer papel no futuro da Síria.

"Os vice-ministros das Relações Internacionais Hossein Amir Abdollahian, Abbas Araqchi e Majid Takht Ravanchi vão acompanhar Zarif nesta viagem", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Marzieh Afkham, segundo a agência de notícias iraniana Isna.

Egito, Iraque, Líbano, União Europeia e França também disseram que vão participar das negociações de sexta-feira, que vão ocorrer uma semana depois de um encontro de menor escala sobre o tema entre Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita e Turquia.

Cerca de uma dúzia de participantes são esperados no total. Não ficou claro se foram feitos convites ao governo sírio ou à oposição, embora nenhum dos lados tenha participado da última reunião em Viena.

A Coalizão Nacional Síria, um grupo de oposição política com base na Turquia e apoiado pelas potências ocidentais, disse que a participação do Irã nas conversações iria minar o processo político.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosÁsiaSíriaBashar al-AssadIrã - País

Mais de Mundo

AtlasIntel: Candidata do Partido Comunista lidera eleição no Chile

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão