EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 17 de setembro de 2010 às 12h46.
Washington - O índice de preços ao consumidor americano registrou em agosto alta de 0,3%, mesma taxa registrada no mês anterior, informou nesta sexta-feira o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos.
No ciclo de 12 meses terminado em agosto, o IPC americano registrou alta de 1,1%. Em julho a inflação anual tinha sido de 1,3%.
Se foram excluídos os preços de alimentos e energia, o núcleo da inflação em agosto foi zero.
Em agosto, os gastos com energia subiram 2,3% após um aumento de 2,6% em julho, e os preços dos alimentos subiram 0,2%, a maior alta mensal desde abril.
O relatório indica ainda a percepção do Federal Reserve (Fed, banco central americano) de que a inflação continua sendo moderada nos Estados Unidos, e que por isso a política monetária com taxas de juros de quase 0% poderá ser mantida sem indícios de um consequente salto brusco nos preços.
Na quarta-feira, o Departamento de Trabalho informou que o índice de preços de produtor (IPP) aumentou 0,4% em agosto, o segundo mês consecutivo com registro de alta.
Se não forem considerados os preços mais voláteis de alimentos e energia, o núcleo da inflação no IPP do mês passado foi de apenas 0,1%.
Nos últimos 12 meses, o índice subiu 3,1%, e o núcleo da inflação foi de 1,3%.
Leia mais sobre inflação
Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter