O gigante asiático foi durante décadas um dos maiores receptores mundiais de investimentos estrangeiros, hoje ele já aplica no exterior (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 22 de março de 2011 às 05h49.
Pequim - O investimento chinês no exterior nos dois primeiros meses deste ano somou US$ 5,27 bilhões, alta de 13,1% com relação ao primeiro bimestre de 2010, informou nesta terça-feira o Ministério de Comércio da segunda maior economia do globo.
Neste período, os empresários chineses investiram em 680 companhias de 88 países, destacou o porta-voz ministerial, Yao Jian.
Em 2010, o investimento chinês no exterior, excluindo o setor financeiro, chegou a US$ 59 bilhões, avanço de 36,3% na comparação com 2009.
O gigante asiático foi durante décadas um dos maiores receptores mundiais de investimentos estrangeiros, mas nos últimos anos suas grandes empresas também começaram a aplicar no exterior, incluindo setores estratégicos como o petrolífero, o bancário, o automotivo, o ferroviário e o das energias renováveis.
No último fim de semana, o ministro do Comércio chinês, Chen Deming, assegurou que o fluxo de capitais da China atingirá o equilíbrio nos próximos dez anos.