Mundo

Enchentes em Moçambique provocam evacuação de 37 mil pessoas

Pelo menos 16 pessoas perderam a vida ao longo de janeiro, segundo a imprensa local


	Crianças percorrem as águas da enchente em Chokwe, perto do Limpopo, em Moçambique: as chuvas provocaram a alta do nível dos rios Limpopo e Incomati
 (Johannes Myburgh/AFP)

Crianças percorrem as águas da enchente em Chokwe, perto do Limpopo, em Moçambique: as chuvas provocaram a alta do nível dos rios Limpopo e Incomati (Johannes Myburgh/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2013 às 12h02.

Johanesburgo - Pelo menos 37.000 pessoas foram evacuadas de suas casas no sul de Moçambique por causa das inundações que afetam o país africano após vários dias de fortes chuvas, informou nesta terça-feira a edição digital do "Jornal de Notícias".

As chuvas registradas nos últimos dias na África do Sul, Suazilândia e Zimbábue (na fronteira com Moçambique) provocaram a alta do nível dos rios Limpopo e Incomati, por isso as autoridades declararam estado de alerta.

Quatro pessoas morreram no domingo passado por causa das inundações, e pelo menos 16 pessoas perderam a vida ao longo de janeiro, segundo a imprensa moçambicana.

Um total de 35 moçambicanos morreram desde outubro passado por causa das inundações, segundo o balanço oficial. O Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique anunciou que nas próximas 24 horas continuará chovendo forte no sul do país.

A oposição do país criticou duramente o governo por celebrar com um "banquete fastuoso" o 70º aniversário do presidente, Armando Guebuza, enquanto milhares de pessoas sofriam os efeitos das inundações.

Os líderes dos partidos Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e Movimento Democrático de Moçambique (MDM) classificaram a atitude das autoridades de insensível e desumana.

A maior parte das vítimas, entre elas várias crianças, morreram afogadas, soterradas em suas casas, eletrocutadas ou vítimas de ataques de crocodilos, informou a ministra de Administração, Carmelita Namachulua. 

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaChuvasDesastres naturaisEnchentes

Mais de Mundo

Crise política na Alemanha, que corre risco de antecipar eleições

Decisão judicial pode livrar acusados do 11 de Setembro da pena de morte

Austrália quer proibir menores de 16 anos de acessar redes sociais

Incêndio florestal se alastra próximo a Los Angeles e chamas seguem fora de controle