Mundo

Inteligência alemã restringe cooperação com agência dos EUA

Desde o início da semana, o centro de escutas do BND de Bad Aibling não interceptou nenhuma comunicação da internet para a NSA

Os serviços de inteligência alemães (BND) restringiram a cooperação com a agência americana NSA (Soeren Stache/AFP)

Os serviços de inteligência alemães (BND) restringiram a cooperação com a agência americana NSA (Soeren Stache/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2015 às 10h11.

Berlim - Os serviços de inteligência alemães (BND) restringiram a cooperação com a agência americana NSA, após as revelações de um escândalo de espionagem de autoridades europeias a pedido de Washington, afirmou nesta quinta-feira a imprensa alemã.

Desde o início da semana, o centro de escutas do BND de Bad Aibling não interceptou nenhuma comunicação da internet para a NSA, afirmaram o jornal Süddeutsche Zeitung e as redes públicas regionais NDR e WDR. A agência de imprensa alemã DPA disse ter obtido a confirmação por parte de fontes de segurança.

Os serviços de inteligência alemães, em colaboração com a chancelaria, informaram aos americanos que, a partir de agora, deverão dirigir uma justificativa formal de demanda de espionagem para toda solicitação de interceptação de comunicações na internet, mas a NSA respondeu aos alemães que não está em condição de entregar tais justificativas devido aos prazos reduzidos, segundo Süddeutsche Zeitung, NDR e WDR.

O caso de suposta espionagem de autoridades europeias por parte da inteligência alemã representou um duro golpe para o governo de Angela Merkel, cujo ministro do Interior, Thomas de Maizière, é acusado pela oposição de ter fechado os olhos aos abusos da NSA em sua cooperação com os serviços alemães desde 2005.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)EuropaAlemanhaEspionagem

Mais de Mundo

Trump e Putin concordaram com 'garantias de segurança' para a Ucrânia e Rússia fez concessões

Trump entrega a Putin uma 'carta da paz' de sua esposa Melania

Israelenses de todo o país pedem o fim da guerra em Gaza: "Prolongá-la não é a solução"

Air Canada anuncia retomada de voos após intervenção do governo por greve