Mundo

Integrantes do ex-grupo pop ABBA se reúnem para receber um dos maiores prêmios da Suécia

A Corte Real destacou que a homenagem foi concedida "por contribuições muito distintas na vida musical sueca e internacional"

ABBA: integrantes do ex-grupo pop recebem uma das maiores honrarias da Suécia (Henrik Montgomery/Getty Images)

ABBA: integrantes do ex-grupo pop recebem uma das maiores honrarias da Suécia (Henrik Montgomery/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 2 de junho de 2024 às 17h33.

Última atualização em 3 de junho de 2024 às 16h10.

O icônico grupo pop ABBA se reuniu no palácio real em Estocolmo, na sexta-feira, 31, para receber a "Ordem Real Vasa", uma das maiores honrarias da Suécia. Agnetha Faltskog, Bjorn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad, que raramente são vistos juntos em público e agora estão na casa dos 70 anos, receberam a ordem das mãos do rei Carl XVI Gustaf.

A Corte Real destacou que a homenagem foi concedida "por contribuições muito distintas na vida musical sueca e internacional". A concessão de ordens de cavalaria aos suecos estava pausada há 50 anos, mas foi retomada neste ano.

A Ordem Vasa, a mais jovem das quatro ordens de cavalaria suecas estabelecidas no século 18, é concedida a partir de propostas do público, com decisões formais feitas pelo governo. Durante a cerimônia de premiação, Ulvaeus expressou à TV4 sueca que se sentiu "muito emocionado" ao receber a ordem, especialmente por vir do público sueco.

Formado em 1972 e separado no início dos anos 1980, o grupo vendeu 385 milhões de discos e mantém uma base de fãs leais ao redor do mundo, graças a sucessos atemporais como “Dancing Queen”, “Thank You For The Music” e “Fernando”. A cerimônia de premiação ressaltou a importância duradoura do ABBA na música global.

Além disso, o musical “Mamma Mia!”, composto por Ulvaeus e Andersson e baseado nas canções do ABBA, foi visto por mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo desde sua estreia em 1999, segundo seus criadores. Este sucesso também originou dois filmes de grande bilheteria.

Em 2024, também comemora-se o 50º aniversário da vitória do ABBA no Eurovision Song Contest de 1974 no Reino Unido com a música "Waterloo", que os levou ao sucesso mundial.

Acompanhe tudo sobre:Música popSuécia

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos