Mundo

Insurgentes iraquianos atacam base aérea

Base militar, conhecida como base Speicher, está localizada a poucos quilômetros ao norte da cidade de Tikrit

A base militar, conhecida como base Speicher, está localizada a poucos quilômetros ao norte da cidade de Tikrit, controlada pelos insurgentes sunitas há mais de um mês (Ali Al-Saadi/AFP)

A base militar, conhecida como base Speicher, está localizada a poucos quilômetros ao norte da cidade de Tikrit, controlada pelos insurgentes sunitas há mais de um mês (Ali Al-Saadi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2014 às 17h01.

Bagdá - Os insurgentes iraquianos lançaram um ataque contra uma base aérea perto da antiga fortaleza de Saddam Hussein, no norte do Iraque, informaram fontes do Exército, que tenta impedir o avanço dos insurgentes sunitas.

O Exército e o Estado Islâmico (EI), um grupo jihadista ultrarradical que lidera desde 9 de junho a ofensiva insurgente, divergem sobre o resultado do confronto e o número de mortes, mas um oficial da inteligência reconheceu que a base aérea foi atacada na noite de quinta.

A base militar, conhecida como base Speicher, está localizada a poucos quilômetros ao norte da cidade de Tikrit, um antigo reduto de Saddam Hussein controlado pelos insurgentes sunitas há mais de um mês.

"Na noite passada, homens armados se infiltraram na base e conseguiram chegar à pista. Havia franco-atiradores e homens-bomba entre eles.", declarou à AFP oficial de inteligência, que estava no local no momento do ataque.

Os militares, que não conseguem impedir o avanço dos insurgentes, havia conseguido até o momento manter o controle da base, apesar dos vários ataques.

"Quando o combate começou, os pilotos retiraram os aviões", lançando um ataque aéreo contra um comboio do EI que se aproximava da base, mas não conseguiram impedir a destruição de um helicóptero que permaneceu no chão, acrescentou o oficial.

Uma unidade das forças especiais chegou como reforço e perdeu três dos seus membros nos combates, enquanto 35 agressores foram mortos na batalha, disse ele.

Já o IE afirmou em um comunicado que havia matado vários soldados e pilotos, derrubado dois helicópteros em voo e destruído equipamentos, reservas de combustível e instrumentos de comunicação no chão.

Outro oficial iraquiano na região também relatou um ataque contra a base Speicher, sem fornecer um registro de vítimas.

Os combatentes do EI também atacaram um posto policial perto de Balad, 70 km ao norte de Bagdá, matando seis pessoas, incluindo três policiais, informou a polícia.

Um ataque também foi relatado na aldeia vizinha de Duluïya, suscitando temores do avanço dos rebeldes em direção a Bagdá.

Acompanhe tudo sobre:BagdáIraqueIslamismoSunitas

Mais de Mundo

Ministro alemão adverte para riscos de não selar acordo entre UE e Mercosul

Israel ataca centro de Beirute em meio a expectativas de cessar-fogo no Líbano

Rússia expulsa diplomata britânico por atividades de espionagem

Presidente do México alerta Trump que imposição de tarifas não impedirá migração e drogas nos EUA