Mundo

Iniciativa no Facebook quer levar refugiados a Viena

Por enquanto cerca de 2.000 pessoas anunciaram sua participação, que pretende sair no domingo rumo a Budapeste para transportar os refugiados até a Áustria


	Protesto de refugiados em estação de trem de Budapeste: iniciativa gera polêmica, já que na Áustria é proibido por lei transportar refugiados sem documentação
 (Reuters / Laszlo Balogh)

Protesto de refugiados em estação de trem de Budapeste: iniciativa gera polêmica, já que na Áustria é proibido por lei transportar refugiados sem documentação (Reuters / Laszlo Balogh)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2015 às 09h09.

Viena - Uma iniciativa lançada no Facebook sob o lema "Comboio Budapeste Viena" pretende levar centenas de refugiados do Oriente Médio, parados na Hungria há dias, até Áustria e Alemanha.

Por enquanto cerca de 2.000 pessoas anunciaram sua participação no comboio, que pretende sair no próximo domingo rumo a Budapeste para transportar os refugiados até a Áustria, explica no Facebook Erzsébet Szabó, uma das organizadoras.

A iniciativa gera polêmica, já que na Áustria é proibido por lei transportar refugiados sem documentação em dia de um país para outro, o que pode ser penalizado com uma multa de até 5.000 euros.

Muito mais grave podem ser as consequências judiciais na Hungria, onde um transporte não remunerado para atravessar as fronteiras é considerado um crime, com penas de até três anos de prisão.

Szabó assegurou que os organizadores instalarão uma linha telefônica fixa para informar aos participantes sobre a situação de trânsito em todos os pontos fronteiriços entre Áustria e Hungria.

Além disso, será oferecido às participantes um serviço de informação jurídica acerca dos riscos do transporte.

Em teoria não existem controles fronteiriços entre os dois países, já que ambos pertencem à zona Schengen, de livre circulação.

Acompanhe tudo sobre:ÁustriaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEuropaFacebookHungriaInternetPaíses ricosRedes sociaisRefugiados

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado