Mundo

Inglaterra vai reduzir período mínimo de isolamento pela covid para 5 dias

A partir de segunda-feira, 17, as pessoas poderão fazer o teste duas vezes, deixando o isolamento no início do sexto dia

Teste de covid-19. (Lisa Maree Williams/Getty Images)

Teste de covid-19. (Lisa Maree Williams/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 13 de janeiro de 2022 às 13h43.

Última atualização em 13 de janeiro de 2022 às 14h23.

O período mínimo de isolamento para a covid-19 na Inglaterra será diminuído de sete para cinco dias caso a pessoa tenha dois resultados negativos de teste para a doença, afirmou o secretário de Saúde britânico, Sajid Javid, na quinta-feira, uma medida que pode diminuir a escassez de funcionários em empresas e infraestrutura.

A rápida propagação da variante ômicron alimentou uma alta recorde de casos de covid-19 no Reino Unido, surto que causou grandes interrupções de serviço e escassez de profissionais em hospitais, escolas e transportes, por conta do autoisolamento.

"Tomamos a decisão de reduzir o período mínimo de autoisolamento para cinco dias completos na Inglaterra", disse Javid ao Parlamento.

"A partir de segunda-feira, as pessoas podem se testar duas vezes antes, deixando o isolamento no início do dia seis".

O governo havia reduzido anteriormente o período de isolamento de dez para sete dias para as pessoas na Inglaterra que receberem um resultado negativo nos testes rápidos por dois dias consecutivos.

O Reino Unido reportou 151 mil mortes pela covid-19 no total. É a sétima maior marca do planeta, com a ampla maioria das mortes acontecendo em ondas anteriores da pandemia.

Apesar dos recordes em casos diários de covid-19, a campanha por doses de reforço e a menor gravidade da variante significam que as hospitalizações e mortes não cresceram de maneira tão brusca.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusInglaterra

Mais de Mundo

Inflação na Argentina sobe 2,7% em outubro; a menor desde 2021

Israel ordena a evacuação de 14 cidades no sul do Líbano antes de atacá-las

Trump ganhou 1 milhão de votos entre 2020 e 2024; democratas perderam 9,4 milhões

Vendas de robôs aspiradores disparam com subsídio e promoção Double 11