Mundo

Maior parque eólico offshore do mundo é inaugurado

Fazenda eólica instalada no mar da Inglaterra gera energia suficiente para abastecer 200 mil residências

Thanet Offshore Wind Farm: turbinas eólicas se espalham por 35 km² de mar.  (.)

Thanet Offshore Wind Farm: turbinas eólicas se espalham por 35 km² de mar. (.)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

São Paulo - O maior parque de energia eólica "offshore" do mundo começa a operar nesta sexta-feira (24) no Reino Unido. Ocupando uma área de 35 km² no mar da costa inglesa, o Thanet Offshore Wind Farm é um gigante com 100 turbinas aerogeradoras capazes de produzir energia suficiente para abastecer 200 mil casas durante um ano.

Segundo o britânico Financial Time, cada turbina tem 115 metros de altura, 379 toneladas e pás de fibra de vidro e carbono que medem 44 metros. A construção do parque começou há dois anos e envolveu um investimento de 780 milhões de libras, cerca de dois bilhões de reais.

Em entrevista ao jornal, Bouille Arnaud, diretor da Ernst & Young, disse que a abertura do projeto Thanet selou o status do Reino Unido como maior gerador mundial de energia eólica offshore - embora trate-se ainda de uma pequena indústria. No entanto, ele acrescentou: "A indústria está esperando ansiosamente a comunicação clara do governo sobre o futuro do regime de subsídio para a energia eólica "offshore ".

O Reino Unido conta agora com mais de 5GW de capacidade de geração de parques eólicos - em terra e mar. Dos 16 parques eólicos construídos na Europa, cerca de metade situam-se na Grã-Bretanha. No dia 6 de setembro, diz o FT, pela primeira vez, mais de 10% da eletricidade do Reino Unido veio do vento durante um período de 24 horas, de acordo com o RenewableUK, um órgão da indústria eólica.

Segundo o jornal, vários fabricantes de turbinas eólicas têm desenvolvido planos para instalar fábricas no Reino Unido. No entanto, os projetos ainda enfrentam um cenário inconstante. Recentemente, o governo se negou a gastar R$ 60 milhões na revisão da infra-estrutura portuária, que foi prometida no ano passado - ação que as empresas do setor julgam necessária para realizarem seus investimentos com segurança.

Leia mais sobre energia eólica
Acompanhe as notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter
 

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia eólicaEuropaInfraestruturaPaíses ricosReino UnidoTecnologias limpas

Mais de Mundo

Acordo de cessar-fogo em Gaza entrará em vigor no domingo

Posse de Trump: eventos começam neste sábado; veja agenda completa