Mundo

Inflação na zona do euro sobe a 1,9% em outubro

Considerada toda a União Europeia, aumento foi de 2,3%, em comparação com o mesmo mês de 2009

Shopping em Londres: em outubro de 2009, houve deflação na zona do euro, de 0,1% (Oli Scarff/Getty Images/Getty Images)

Shopping em Londres: em outubro de 2009, houve deflação na zona do euro, de 0,1% (Oli Scarff/Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2010 às 08h30.

Bruxelas - A inflação anualizada nos países do euro subiu um décimo em outubro, até 1,9%, segundo o cálculo revisado divulgado nesta terça-feira pelo escritório estatístico comunitário europeu, o Eurostat.

No conjunto da União Europeia, a inflação anualizada foi de 2,3% em outubro, ligeiramente acima do 2,2% do mês anterior, enquanto, em termos mensais, se situou em 0,3% comparada a setembro.

Em outubro do ano passado, a inflação anualizada foi de -0,1% na zona do euro e de 0,5% na UE.

Em comparação a setembro, a inflação anualizada subiu em 15 Estados-membros, permaneceu estável em seis e caiu em cinco.

Dentre as economias mais importantes da UE, a Alemanha apresentou em outubro uma inflação anualizada de 1,3% e mensal de 0,1%, enquanto na França os preços subiram 1,8% em termos anuais e desceram 0,1% apenas no mês de outubro.

Os setores que apresentaram taxas mais elevadas de inflação anualizada foram o transporte (4,3%), as bebidas alcoólicas e o tabaco (3,4%) e o setor imobiliário (3,2%), enquanto no extremo contrário se situaram as comunicações (-1,1%), a cultura e o lazer (0,1%), e roupa e calçado (0,4%).

Em termos mensais, os setores com preços mais elevados foram roupa e calçado (3,3%), educação (0,6%) e setor imobiliário (0,4%), e os que tiveram preços mais baixos, as comunicações (-0,3%), o lazer e a cultura (0%) e os hotéis e restaurantes (0%).

Acompanhe tudo sobre:EuropaInflaçãoPreçosUnião Europeia

Mais de Mundo

França e Polônia reafirmam posição contra o acordo UE-Mercosul

2ª Expo de cadeia de suprimentos em Pequim foca na integração global

Israel anuncia acordo de cessar-fogo com Hezbollah com apoio dos EUA