Mundo

Inflação da zona do euro atinge 2,2% em dezembro

Esta é a maior taxa desde outubro de 2008

Supermercado em Londres: preços estão mais caros ao consumidor (Arquivo/Getty Images)

Supermercado em Londres: preços estão mais caros ao consumidor (Arquivo/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2011 às 08h41.

Londres - O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro registrou inflação de 2,2% em dezembro do ano passado, na comparação com o mesmo mês de 2009, informou hoje a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Esta é a maior taxa desde outubro de 2008. Em relação a novembro, o CPI avançou 0,6%.

A inflação de 2,2% em dezembro, em base anual, ficou acima da meta de médio prazo do Banco Central Europeu (BCE) pela primeira vez em mais de dois anos. A alta de preços foi puxada por combustíveis, alimentos, álcool e tabaco. Os dados divulgados hoje confirmaram os cálculos preliminares anunciados em 4 de janeiro e ficaram em linha com o esperado pelos economistas.

O núcleo da inflação da zona do euro - que exclui os preços de energia, alimentos, álcool e tabaco - subiu 0,4% em dezembro ante novembro e ficou estável em 1,1% ante dezembro de 2009 pelo terceiro mês consecutivo. Os dados divulgados hoje levam em conta os 16 países que, em dezembro do ano passado, utilizavam o euro como moeda. Desde o início de 2011, a Estônia também faz parte da zona do euro. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPreçosInflaçãoUnião Europeia

Mais de Mundo

Candidata quer salário mínimo de 2 milhões de pesos na Argentina

Argentina ativa 'alerta' em fronteiras com o Brasil após operação no Rio

Eleição na Holanda é marcada por impasse entre 4 partidos e imigração

Tarifas ao Brasil deixaram café 20% mais caro nos EUA, dizem senadores