Mundo

Inflação da zona do euro atinge 2,2% em dezembro

Esta é a maior taxa desde outubro de 2008

Supermercado em Londres: preços estão mais caros ao consumidor (Arquivo/Getty Images)

Supermercado em Londres: preços estão mais caros ao consumidor (Arquivo/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2011 às 08h41.

Londres - O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro registrou inflação de 2,2% em dezembro do ano passado, na comparação com o mesmo mês de 2009, informou hoje a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Esta é a maior taxa desde outubro de 2008. Em relação a novembro, o CPI avançou 0,6%.

A inflação de 2,2% em dezembro, em base anual, ficou acima da meta de médio prazo do Banco Central Europeu (BCE) pela primeira vez em mais de dois anos. A alta de preços foi puxada por combustíveis, alimentos, álcool e tabaco. Os dados divulgados hoje confirmaram os cálculos preliminares anunciados em 4 de janeiro e ficaram em linha com o esperado pelos economistas.

O núcleo da inflação da zona do euro - que exclui os preços de energia, alimentos, álcool e tabaco - subiu 0,4% em dezembro ante novembro e ficou estável em 1,1% ante dezembro de 2009 pelo terceiro mês consecutivo. Os dados divulgados hoje levam em conta os 16 países que, em dezembro do ano passado, utilizavam o euro como moeda. Desde o início de 2011, a Estônia também faz parte da zona do euro. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaInflaçãoPreçosUnião Europeia

Mais de Mundo

'É engraçado que Biden não perdoou a si mesmo', diz Trump

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista