Mundo

Inflação canadense sobe 1,8% em julho com novo imposto

Toronto - A inflação no Canadá aumentou oito décimos percentuais em julho e a taxa anualizada ficou em 1,8%, devido à entrada em vigor do novo Imposto sobre Vendas Harmonizado (HST, na sigla em inglês), disse hoje o organismo público Estatísticas Canadá (EC). "Em julho, os preços ao consumidor foram afetados pelas mudanças ao imposto […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2010 às 12h23.

Toronto - A inflação no Canadá aumentou oito décimos percentuais em julho e a taxa anualizada ficou em 1,8%, devido à entrada em vigor do novo Imposto sobre Vendas Harmonizado (HST, na sigla em inglês), disse hoje o organismo público Estatísticas Canadá (EC).

"Em julho, os preços ao consumidor foram afetados pelas mudanças ao imposto ao consumo em (as províncias de) Nova Escócia, Ontário e Colúmbia Britânica", afirmou o EC.

No mês passado estas províncias instauraram o HST, que combina os impostos provinciais e federais com o consumo e que em muitos produtos representa o aumento da carga tributária.

Em Ontário, a província mais povoada e a que mais peso tem na economia nacional, o índice de preços ao consumidor (IPC) aumentou em julho 2,9% em relação ao mesmo mês de 2009.

O EC também disse que o núcleo da inflação, que elimina os produtos mais voláteis do índice e que é vigiado pelo Banco do Canadá (banco central canadense) para estabelecer seus objetivos de inflação, ficou em julho em 1,6%.

Veja mais de inflação

Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:CanadáImpostosInflaçãoLeãoPaíses ricosPreços

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'