Mundo

Inflação canadense sobe 1,8% em julho com novo imposto

Toronto - A inflação no Canadá aumentou oito décimos percentuais em julho e a taxa anualizada ficou em 1,8%, devido à entrada em vigor do novo Imposto sobre Vendas Harmonizado (HST, na sigla em inglês), disse hoje o organismo público Estatísticas Canadá (EC). "Em julho, os preços ao consumidor foram afetados pelas mudanças ao imposto […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2010 às 12h23.

Toronto - A inflação no Canadá aumentou oito décimos percentuais em julho e a taxa anualizada ficou em 1,8%, devido à entrada em vigor do novo Imposto sobre Vendas Harmonizado (HST, na sigla em inglês), disse hoje o organismo público Estatísticas Canadá (EC).

"Em julho, os preços ao consumidor foram afetados pelas mudanças ao imposto ao consumo em (as províncias de) Nova Escócia, Ontário e Colúmbia Britânica", afirmou o EC.

No mês passado estas províncias instauraram o HST, que combina os impostos provinciais e federais com o consumo e que em muitos produtos representa o aumento da carga tributária.

Em Ontário, a província mais povoada e a que mais peso tem na economia nacional, o índice de preços ao consumidor (IPC) aumentou em julho 2,9% em relação ao mesmo mês de 2009.

O EC também disse que o núcleo da inflação, que elimina os produtos mais voláteis do índice e que é vigiado pelo Banco do Canadá (banco central canadense) para estabelecer seus objetivos de inflação, ficou em julho em 1,6%.

Veja mais de inflação

Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:CanadáImpostosInflaçãoLeãoPaíses ricosPreços

Mais de Mundo

Japão aprova plano massivo para impulsionar sua economia

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano

Musk e Bezos discutem no X por causa de Trump

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia