Mundo

Inédito encontro entre embaixadores dos EUA e Cuba

O embaixador de Cuba no Haiti e cinco médicos da cooperação do país caribenho visitaram barco-hospital do exército dos EUA

O barco-hospital do exército dos EUA, o USNS Comfort (Pierre Michel Jean/AFP)

O barco-hospital do exército dos EUA, o USNS Comfort (Pierre Michel Jean/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2015 às 22h01.

Porto Príncipe - O embaixador de Cuba no Haiti e cinco médicos da cooperação do país caribenho visitaram nesta sexta-feira o USNS Comfort, um enorme barco-hospital do exército dos EUA ancorado na baía de Porto Príncipe, durante uma reunião sem precedentes com seu contraparte americano.

A embarcação encontra-se estacionada na capital haitiana para liderar uma nova missão humanitária.

Ricardo García Nápoles, embaixador cubano em Porto Príncipe, disse que "recebeu o convite com muita satisfação". Para o diplomata, esta foi uma "visita histórica no contexto da retomada das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos".

Durante a cerimônia de lançamento da missão humanitária, na presença de funcionários haitianos e de generais da Marinha dos EUA, a embaixadora americana no Haiti, Pamela White, também quis expressar sua grande satisfação: "Nunca pensei que veria o dia no qual poderia falar com o embaixador de Cuba em um evento oficial", declarou.

"Estou muito feliz", disse a diplomata, que no domingo completa seu mandato no Haiti.

No país vizinho, Cuba tem uma longa tradição de cooperação médica: 700 médicos cubanos trabalham de forma permanente em Porto Príncipe e nas províncias. Mais de 800 médicos haitianos também foram graduados depois de completar a formação nas universidades da ilha comunista.

Por meio destes barcos-hospitais, os militares dos Estados Unidos também proporcionam assistência vital aos países do Caribe.

Washington e Havana restabeleceram de forma histórica suas relações diplomáticas e reabriram embaixadas em 20 de julho, após 54 anos de congelamento, segundo os termos de uma reaproximação histórica que os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram solenemente no último 17 de dezembro.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país