Mundo

Inea: chuva que devastou RJ só ocorre a cada 350 anos

Temporal na região serrana foi totalmente atípico e resultados do Inea contrariam dados do Inmet

Destruição em Nova Friburgo: Temporal foi totalmente atípico, segundo o Inea (Valter Campanato/Agência Brasil)

Destruição em Nova Friburgo: Temporal foi totalmente atípico, segundo o Inea (Valter Campanato/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2011 às 09h51.

Rio de Janeiro - A presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), Marilene Ramos, disse ontem que dados de estações pluviométricas do órgão indicam que chuvas com a intensidade da semana passada têm probabilidade de ocorrer “a cada 350 anos”.

Segundo ela, o temporal na região serrana foi totalmente atípico e resultados de estações do Inea contrariam dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume foi maior que o divulgado, afirmou Marilene. A direção do Inmet não foi localizada para comentar.

Segundo o Inea, os dados do Inmet relativos a Teresópolis - que indicaram precipitação de 124,6 mm num período de 24 horas (a partir de zero hora do dia 11) - foram baseados na estação localizada em área distante do núcleo de maior intensidade de chuva no município. Em Nova Friburgo, onde o Inmet registrou 182 8 mm, o resultado está mais próximo dos dados coletados pelo Inea.

“Se avaliarmos o volume de precipitação no período de 24 horas a partir de 20 horas do dia 11, nossas estações situadas no núcleo da chuva apontam 249 mm e 297 mm”, declarou Marilene.

“Não temos condições de afirmar que foram as mais fortes chuvas já registradas na serra. Mas, com certeza, pelas características dos deslizamentos e escorregamentos, podemos afirmar que esses níveis de precipitação foram os verificados nas regiões atingidas de Teresópolis, Nova Friburgo e no Vale do Cuiabá, em Petrópolis". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisDeslizamentosEnchentes

Mais de Mundo

Israel admite erro após forças armadas matarem 15 trabalhadores de emergência em Gaza

Papa Francisco reaparece diante dos fiéis na Praça de São Pedro do Vaticano

Tarifas de Trump: 4 cenários para o futuro da relação entre China e EUA

Milei tem semana difícil: desencontro com Trump, derrota no Congresso e disparada do risco-país