Mundo

Indonésia diz que mais de 100 pessoas morreram no terremoto

Governo da Indonésia estima em 102 o número de mortos e fala em 616 feridos

Terremoto: tremor teve mais de 12 réplicas na região, afetando mais de 500 construções (ntara Foto/ Irwansyah Putra/Reuters)

Terremoto: tremor teve mais de 12 réplicas na região, afetando mais de 500 construções (ntara Foto/ Irwansyah Putra/Reuters)

E

EFE

Publicado em 8 de dezembro de 2016 às 07h01.

Bangcoc - As autoridades da Indonésia subiram nesta quinta-feira para mais de 100 o número de mortos pelo terremoto de magnitude 6,5 que atingiu ontem a província de Aceh, no norte da ilha de Sumatra, onde seguem as buscas pelos sobreviventes que estão sob as ruínas.

O porta-voz da Agência Nacional de Prevenção de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, estimou em 102 o número provisório de mortos e 616 de feridos, 136 deles gravemente, durante entrevista coletiva reproduzida pelo jornal "Kompas".

A maioria das vítimas (99) ocorreu em Pidie Jaya, capital da regência do mesmo nome, localizada a cerca de 120 quilômetros de Banda Aceh, a capital provincial, enquanto as outras três são nas localidades de Bireuen (2) e Pidie (1).

Sutopo advertiu que o número de mortos ainda pode subir, enquanto avanças os serviços de busca em vários edifícios que desabaram por conta do terremoto.

O tremor, que teve mais de uma dúzia de réplicas, uma delas de magnitude 4,5, provocou danos em 429 imóveis e 157 edifícios, incluindo lojas, mesquitas, hospitais e escolas, segundo o comunicado da BNPB.

De acordo com esta nota, obrigaram o deslocamento de 3.267 pessoas em Pidie Jaya e Bireuen, onde as equipes de resgate atuam com mais de 1,2 mil pessoas, incluindo militares e uma equipe de analistas da BNPB.

A região onde ocorreu o sismo é a mesma que foi atingida em 2004 por um forte terremoto, com magnitude superior a 9 na escala Richter, que gerou um tsunami no Oceano Índico que causou a morte de aproximadamente 230 mil pessoas em 12 países, a maioria deles em Aceh.

A Indonésia está localizada no "Círculo de Fogo do Pacífico", uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida todos os anos por cerca de 7 mil tremores, a maioria deles moderados.

Acompanhe tudo sobre:IndonésiaTerremotos

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo