Mundo

Indonésia confirma ter encontrado avião no fundo do mar

Um navio que participa das operações de busca conseguiu determinar com precisão a localização da aeronave graças ao uso de um sonar


	Navio da Indonésia participa de buscas por avião: a aeronave está a cerca de 3 quilômetros da região onde foram avistados na terça-feira os destroços
 (REUTERS/Antara Foto/Andika Wahyu)

Navio da Indonésia participa de buscas por avião: a aeronave está a cerca de 3 quilômetros da região onde foram avistados na terça-feira os destroços (REUTERS/Antara Foto/Andika Wahyu)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2014 às 06h53.

Bangcoc - As autoridades da Indonésia confirmaram nesta quarta-feira que encontraram o Airbus 320-200 da AirAsia, desaparecido no último domingo com 162 pessoas a bordo, no fundo do Mar de Java.

Um navio que participa das operações de busca conseguiu determinar com precisão a localização da aeronave graças ao uso de um sonar, afirmou a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia (Basarnas).

O avião está a cerca de 3 quilômetros da região onde foram avistados na terça-feira os destroços que permitiram confirmar o acidente com o voo QZ-8501 da companhia asiática.

No entanto, as autoridades não informaram se a aeronave está intacta ou acabou se partindo com o impacto. Alguns veículos da imprensa local afirmam que o Airbus 320-200 está de cabeça para baixo, fato não confirmado pela Basarnas.

Até o momento foram encontrados os corpos de seis vítimas do voo da AirAsia, entre eles o de uma aeromoça, mas o mau tempo na região está dificultando os trabalhos de resgate.

As equipes tentam também localizar e recuperar as caixas-pretas do avião para saber o que causou o acidente.

O voo QZ-8501 da AirAsia saiu de Surabaia, na Indonésia, com destino a Cingapura, onde pousaria duas horas depois, segundo a previsão da companhia.

Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês (copiloto), um malaio e um cingapuriano.

O piloto solicitou à torre de controle para fazer um desvio à esquerda na rota e subir de 32 mil para 38 mil pés, com o objetivo de evitar uma tempestade. A alteração de curso foi aprovada, mas a elevação negada porque outra aeronave já trafegava na mesma altitude.

Minutos depois, quando os controladores de voo tentaram entrar em contato para informar que o avião da AirAsia estava autorizado a subir até 34 mil pés, não houve resposta. A aeronave já havia desaparecido dos radares. E

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoÁsiaAviõesIndonésiaTransportesVeículos

Mais de Mundo

Social-democratas nomeiam Scholz como candidato a chanceler nas eleições antecipadas

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo