Mundo

Índios discutem novos protestos contra estrada em parque

Mais de uma centena de líderes indígenas debaterão sobre a realização de protestos e a data de uma nova marcha da Amazônia até La Paz

A primeira marcha indígena fez com que o presidente boliviano promulgasse uma norma que proibia a construção de qualquer estrada no parque (AFP)

A primeira marcha indígena fez com que o presidente boliviano promulgasse uma norma que proibia a construção de qualquer estrada no parque (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de agosto de 2012 às 11h56.

La Paz - Líderes indígenas começaram a chegar nesta sexta-feira ao Território Indígena Parque Nacional Isiboro Secure (Tipnis), na Bolívia, para debater a realização de novos protestos contra a decisão do presidente do país, Evo Morales, de realizar novas consultas para aprovar a construção de uma rodovia que atravessaria a reserva.

Os líderes da Confederação de Povos Indígenas do Oriente da Bolívia (Cidob) e os corregedores do Tipnis se reunirão nas próximas horas na comunidade de Gundonovia, que fica dentro do parque, informou à Agência Efe um dirigentes da organização, Adolfo Moye.

Mais de uma centena de líderes indígenas debaterão sobre a realização de protestos e a data de uma nova marcha da Amazônia até La Paz, para exigir que a estrada, financiada pelo Brasil, não atravesse o Tipnis, explicou Moye.

A primeira marcha indígena, realizada de agosto até outubro de 2011, fez com que o presidente boliviano promulgasse uma norma que proibia a construção de qualquer estrada no parque.

No entanto, em fevereiro Morales aprovou outra lei para realizar uma consulta popular sobre a construção da via, após grupos pró-governo de camponeses, indígenas e produtores de folha de coca realizarem uma marcha em apoio à construção da obra.

Os nativos que defendem o parque rejeitam a consulta pois consideram que ela deveria ter sido feita antes do governo receber crédito do Brasil para a construção da estrada. O grupo brasileiro OAS já está realizando a obra em alguns trechos da rodovia.

Os indígenas temem que o governo inclua na consulta os produtores de folha de coca e colonos que invadiram o parque nos últimos anos. Morales recusou participar da reunião com os grupos locais alegando que sua agenda já estava definida.

Os nativos de Tipnis afirmaram que não são contra o projeto viário, mas pedem que a estrada altere o seu trajeto. 

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilSetor de transporteAmérica LatinaProtestosEstradasTransportesBolíviaIndígenas

Mais de Mundo

G7 vai manter 'pressão econômica' até que Rússia acabe com guerra na Ucrânia

Trump sugere que americanos possam gostar de 'um ditador' e afirma: 'Eu não sou'

Apenas 48 horas antes de tarifas entrarem em vigor, Modi diz que suportará pressão dos EUA

Venezuela anuncia envio de 15 mil homens para 2 estados na fronteira com a Colômbia