Mundo

Indígenas pedem mais diálogo a Lula sobre Belo Monte

Brasília – Lideranças indígenas reivindicaram hoje (2) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais diálogo antes da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, durante a 13ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Política Indigenista. Segundo o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, Lula prometeu aos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília – Lideranças indígenas reivindicaram hoje (2) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais diálogo antes da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, durante a 13ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Política Indigenista. Segundo o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, Lula prometeu aos índios realizar um novo encontro para debater o assunto.

O líder Caiapó, Akiaboro Caiapó, que mora no Pará, às margens do Rio Xingu, disse que a falta de diálogo pode levar a conflitos. “Há muito tempo se fala do projeto de Belo Monte e temos uma preocupação muito grande. Quero sentar e conversar antes da guerra e dos problemas que vão acontecer. Porque se não vai acontecer muita coisa e vai sair o nome do governo muito sujo”, disse o líder Caiapó.

O presidente da Funai disse que o presidente Lula orientou que os envolvidos na construção da hidrelétrica mantenham o diálogo com as lideranças indígenas. Segundo Meira, o Lula solicitou que ainda antes do final do governo haja um acerto para que ele participe de uma última reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista.

“Em relação a Belo Monte o presidente quer a continuidade do diálogo, das explicações sobre o empreendimento. Ele colocou que o projeto foi modificado para justamente impactar menos possível o meio ambiente e as terras indígenas”.

Além do presidente Lula, participaram da reunião representantes de 22 etnias indígenas de todo o país, dos ministérios de Minas e Energia, da Casa Civil, Justiça, Previdência Social, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Esporte, Meio Ambiente, além da Secretaria Especial de Política de Igualdade Racial e do Gabinete de Segurança Institucional.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteEnergia elétricaHidrelétricasUsinas

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha