Mundo

Índia tem pela 1ª vez premiê nascido após independência

Político nacionalista declarou durante o discurso que também pela primeira vez uma formação diferente do Partido do Congresso pode conseguir a maioria absoluta


	Narendra Modi: Modi centrou sua campanha eleitoral no desenvolvimento econômico em momento no qual país sofre com desaceleração, inflação alta e graves casos de corrupção (Adnan Abidi/Reuters)

Narendra Modi: Modi centrou sua campanha eleitoral no desenvolvimento econômico em momento no qual país sofre com desaceleração, inflação alta e graves casos de corrupção (Adnan Abidi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2014 às 19h08.

Nova Déli - A Índia será pela primeira vez governada por alguém nascido depois da independência do país em 1947, disse nesta sexta-feira Narendra Modi, líder do partido nacionalista hinduísta Bharatiya Janata Party (BJP), vencedor das eleições gerais indianas.

Em suas primeiras declarações em público perante seus eleitores em Vododara, o distrito pelo qual se apresentava no estado de Gujarat, Modi, de 63 anos, lembrou que "pela primeira vez, a Índia estará dirigida por gente nascida em uma Índia independente".

O político nacionalista declarou durante o discurso, transmitido pelas televisões locais, que também pela primeira vez uma formação diferente do Partido do Congresso pode conseguir a maioria absoluta.

O líder do BJP disse que "embora tenhamos uma clara maioria para governar, espero que todos os partidos colaborem comigo para dirigir o país", porque "um governo não pertence a nenhum partido, mas à nação".

O BJP deve superar as 272 cadeiras necessárias para a maioria absoluta, o que não acontecia na Índia desde 1984, segundo os resultados provisórios divulgados da apuração, que ainda se encontra em andamento.

Modi centrou sua campanha eleitoral no desenvolvimento econômico em um momento no qual o país sofre com desaceleração, inflação alta e graves casos de corrupção.

Homem de origem humilde que, quando criança ajudou seu pai, em um posto de chá, Modi é temido pelas minorias por supostamente permitir o massacre em 2002 de quase mil muçulmanos no estado que governa, Gujarat.

As eleições gerais aconteceram durante dez jornadas de votações ao longo de cinco semanas, entre os dias 7 de abril e 12 de maio, sucessivamente pelos distritos eleitorais dos 28 estados e sete territórios da União que compõem a Índia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesHindusÍndiaNarendra Modi

Mais de Mundo

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Colômbia suspende diálogo com ELN após ataque a base militar