Mundo

Índia tem eleição histórica de hindu, que derrotou dinastia

Maior evento democrático do mundo terminou com triunfo de Narendra Modi e com duro golpe à disnatia Nehru-Gandhi, que dominava a política desde a independência

Apoiadora do candidato da oposição dança após saber o resultado das eleições na Índia, em Nova Déli (Anindito Mukherjee/Reuters)

Apoiadora do candidato da oposição dança após saber o resultado das eleições na Índia, em Nova Déli (Anindito Mukherjee/Reuters)

Mariana Fonseca

Mariana Fonseca

Publicado em 17 de maio de 2014 às 00h14.

São Paulo - O maior evento democrático do mundo, a eleição geral da Índia, deu a vitória ao nacionalista hindu Narendra Modi, do partido de oposição Bharatiya Janata Party (BJP). 

É o melhor resultado para qualquer partido do país nos últimos 30 anos, representando um golpe arrasador para a dinastia Nehru-Gandhi.

Ela dominava a política indiana desde a independência, em 1947, e seu partido obteve o pior resultado de sua história nas eleições de hoje.

O triunfo de Modi gerou uma série de comemorações entusiasmadas dos líderes do BJP e de seus apoiadores, com doces, danças, fogos de artifício e celebrações de pessoas de todas as idades.

Em Gujarat, seu estado de origem, Modi agradeceu à nação, dizendo que “a era das divisões políticas terminou, e de hoje em diante começa a política de união das pessoas”.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesGovernoHindusÍndiaNarendra ModiOposição políticaPolítica

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos