Mundo

Índia supera o Brasil como segundo país com mais casos de covid-19

O país de 1,3 bilhão de habitantes registrou um rápido aumento de novas infecções nas últimas semanas, o que eleva o total de casos a 13,5 milhões, acima dos 13,48 milhões do Brasil

A Índia superou o Brasil nesta segunda-feira (12) como o segundo país com o maior número de infecções de coronavírus, ao notificar um novo recorde diário de mais de 168.000 casos (Ashish Vaishnav/SOPA Images/Sipa USA/Reuters)

A Índia superou o Brasil nesta segunda-feira (12) como o segundo país com o maior número de infecções de coronavírus, ao notificar um novo recorde diário de mais de 168.000 casos (Ashish Vaishnav/SOPA Images/Sipa USA/Reuters)

A

AFP

Publicado em 12 de abril de 2021 às 07h36.

A Índia superou o Brasil nesta segunda-feira (12) como o segundo país com o maior número de infecções de coronavírus, ao notificar um novo recorde diário de mais de 168.000 casos. O país de 1,3 bilhão de habitantes registrou um rápido aumento de novas infecções nas últimas semanas, o que eleva o total de casos a 13,5 milhões, acima dos 13,48 milhões do Brasil.

Os especialistas advertiram que as multidões, em sua maioria sem máscaras e aglomeradas, nos comícios nos estados com eleições programadas, as festas religiosas e outros eventos públicos estão alimentados a nova onda de infecções.

"Todo o país foi complacente: permitimos concentrações sociais, religiosas e políticas", declarou à AFP Rajib Dasgupta, professor de Saúde da Universidade Jawaharlal Nehru. "Ninguém faz fila para o distanciamento social", afirmou.

A Índia registrou mais 873.000 casos nos últimos sete dias, um aumento de 70% na comparação com a semana anterior, segundo os dados compilados pela AFP.

Em comparação, o Brasil registrou pouco mais de 497.000 casos, com uma tendência de alta de 10% na comparação com a semana anterior.

Estados Unidos, país mais afetado, registrou pouco menos de 490.000 casos, com uma tendência de alta de 9%.

A alta na Índia, depois que o número de casos diários ficou abaixo de 9.000 no início de fevereiro, levou os estados e territórios mais afetados a anunciara restrições de movimento e de atividades.

O estado mais rico do país, Maharashtra, o principal responsável pela aceleração de casos, adotou um confinamento de fim de semana e toque de recolher noturno.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusDoençasÍndiaPandemiaSaúdeTodos contra o coronavírusvacina contra coronavírus

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'