Mundo

Índia supera 35 mil mortes por coronavírus

A Índia é o quinto país com maior número de mortes por coronavírus no mundo e o terceiro em número de casos

Índia: com 779 mortes registradas em 24 horas, o ministério da Saúde contabiliza o total de 35.747 óbitos (Francis Mascarenhas/Reuters)

Índia: com 779 mortes registradas em 24 horas, o ministério da Saúde contabiliza o total de 35.747 óbitos (Francis Mascarenhas/Reuters)

A

AFP

Publicado em 31 de julho de 2020 às 06h26.

Última atualização em 31 de julho de 2020 às 06h30.

A Índia superou nesta sexta-feira a marca de 35.000 mortes provocadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, em um momento no qual o país sofre com as inundações que deixaram 350 vítimas fatais e que prejudicam a luta contra a propagação da covid-19.

Com 779 mortes registradas em 24 horas, o ministério da Saúde contabiliza o total de 35.747 óbitos, o que deixa a Índia como o quinto país com mais vítimas fatais por coronavírus, atrás dos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e México, de acordo com o balanço da AFP.

O número de infectados reportados no segundo país mais populoso do mundo subiu a 1,63 milhão, atrás apenas dos Estados Unidos e Brasil, embora estas nações tenham populações consideravelmente inferiores a da Índia.

Muitos especialistas, no entanto, duvidam dos dados oficiais da Índia pela falta de testes de diagnóstico suficientes e a não contabilização de muitas mortes relacionadas com o coronavírus.

De acordo com um estudo sorológico de COVID-19 realizado esta semana, 57% das pessoas examinadas nos subúrbios de Mumbai foram infectadas, uma proporção muito maior que a sugerida pelos dados oficiais.

Na semana passada, um estudo similar indicou que 25% da população da capital, Nova Délhi, contraiu o vírus, quase 40 vezes a mais que os dados oficiais.

As inundações provocadas pelas chuvas de monção que afetam o leste e nordeste da Índia deixaram milhares de desabrigados na região, o que prejudicou a luta contra a propagação do coronavírus.

Em Bihar, o estado mais pobre da Índia, que tem 125 milhões de habitantes e uma das regiões que adotou restrições das atividades, 11 pessoas morreram e mais de 25.000 seguiram para abrigos.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusÍndia

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'