Mundo

Índia protesta contra novos condados chineses em região disputada no Himalaia

Pequim estabelece dois novos condados em área reivindicada por Índia e China, agravando disputa territorial

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 3 de janeiro de 2025 às 17h56.

Última atualização em 3 de janeiro de 2025 às 18h48.

Tudo sobreÍndia
Saiba mais

A Índia apresentou um protesto solene por meio dos canais diplomáticos com a China após Pequim anunciar a criação de dois novos condados em uma região disputada no Himalaia. A área, que inclui partes do território indiano de Ladakh, é reivindicada por ambas as potências asiáticas.

“Nunca aceitamos a ocupação ilegal chinesa do território indiano nessa região”, afirmou Randhir Jaiswal, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, em entrevista coletiva. Ele reiterou que a ação chinesa não altera a posição indiana sobre a soberania de Ladakh, local onde um confronto em 2020 resultou na morte de pelo menos 20 soldados indianos.

Disputa territorial de longa data

A criação dos novos condados foi informada pela agência estatal chinesa "Xinhua" em 27 de dezembro e está localizada na cidade de Khotan, no oeste da China. Segundo Jaiswal, a Índia não dará legitimidade à “ocupação ilegal e forçada pela China”.

O Território da União de Ladakh, no noroeste da Índia, era parte do estado de Jammu e Caxemira até 2019, quando o governo do primeiro-ministro Narendra Modi revogou seu status de semiautonomia. A região está no centro de uma disputa de mais de 50 anos entre Índia e China, que também controla o território de Aksai Chin, no nordeste de Ladakh.

Tentativas de diálogo

Apesar das disputas, Índia e China chegaram a um consenso de seis pontos em 19 de dezembro, em Pequim, para abordar as questões fronteiriças. Em outubro, os líderes Narendra Modi e Xi Jinping concordaram em reduzir a escalada militar nas fronteiras. No entanto, os avanços diplomáticos ainda enfrentam desafios devido às hostilidades recentes e ao histórico de disputas territoriais, como as relacionadas a Arunachal Pradesh, no leste indiano.

No momento, a região do Indo-Pacífico segue sendo palco de competição entre as duas potências, tanto pela hegemonia política quanto pelas questões territoriais não resolvidas.

Acompanhe tudo sobre:ÍndiaChina

Mais de Mundo

Musk expande ativismo político para a Europa após sucesso na eleição de Trump

Morre ex-primeiro-ministro Costas Simitis, responsável pela entrada da Grécia na zona do euro

Surto de gripe aviária faz com que Japão sacrifique 50 mil frangos

EUA propõem rótulos sobre risco de câncer em bebidas alcoólicas