Mundo

Índia: os números impressionantes da maior eleição do planeta

Maior eleição do mundo começou nesta quinta, 11, na Índia. Nela, 900 milhões de eleitores escolherão os 545 novos membros do Parlamento

Índia tem a maior eleição do mundo: 900 milhões de pessoas estão aptas a votar no pleito em 2019 (NurPhoto/Getty Images)

Índia tem a maior eleição do mundo: 900 milhões de pessoas estão aptas a votar no pleito em 2019 (NurPhoto/Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 11 de abril de 2019 às 12h24.

São Paulo – A gigantesca população da Índia começou a ir às urnas nesta quinta-feira, 11 de abril, para eleger os nomes que irão ocupar os 543 assentos do Parlamento e que irão eleger o próximo primeiro-ministro do país.

As votações irão até o dia 19 de maio e serão realizadas em sete fases. Entre os principais nomes para o posto de primeiro-ministro estão o atual ocupante, Narendra Modi, do Partido do Povo Indiano (BJP), e Rahul Gandhi, do Congresso Nacional Indiano.

Na Índia, a eleição é realizada a cada cinco anos e o voto não é obrigatório, mas o índice de comparecimento às urnas é alto: em 2014, eram 830 milhões de eleitores e 550 milhões votaram. Todos os cidadãos com mais de 18 anos podem participar

No infográfico abaixo, EXAME apresenta os números impressionantes dessa que é considerada a maior eleição do mundo.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDemocraciaEleiçõesÍndiaNarendra Modi

Mais de Mundo

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano

Musk e Bezos discutem no X por causa de Trump

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países