Mundo

Índia lança projeto para qualificar pobres contra a miséria

O premiê indiano apresentou campanha que pretende multiplicar mão-de-obra qualificada com capacitação de milhões de jovens para enfrentar a miséria no país

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (Ivan Sekretarev/Pool/Reuters)

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (Ivan Sekretarev/Pool/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2015 às 16h21.

Nova Deli - O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, apresentou nesta quarta-feira uma campanha que pretende multiplicar a mão-de-obra qualificada com a capacitação de milhões de jovens, que se transformarão em seu "exército de pobres" para enfrentar a miséria no país.

"Formarei um exército de pobres, cada pobre é meu soldado. Ganharemos esta guerra contra a pobreza por conta de sua força", afirmou Modi na apresentação em Nova Délhi da iniciativa "Índia Qualificada".

Com esta campanha, o governo pretende formar mais de 400 milhões de pessoas até 2022, anunciou o secretário de Desenvolvimento de Habilidades e Espírito Empreendedor, Rajiv Pratap Rudy, durante um evento de promoção do plano.

Modi advertiu que, se os jovens não receberem a formação necessária, o crescimento demográfico se transformará em um problema para o país, que na próxima década alcançará um excedente de mão de obra de entre 40 e 50 milhões de trabalhadores.

"Se a China é a fábrica do mundo, a Índia deve se transformar na capital mundial dos recursos humanos. Esse deve ser nosso objetivo e devemos pôr ênfase nisso", disse o primeiro-ministro.

Como ponto de partida, mil centros de formação especializados em 25 diferentes setores começaram a funcionar hoje em toda a Índia, segundo o comunicado divulgado pelo Executivo.

O primeiro-ministro apresentou também, entre outros incentivos, um plano de empréstimos para os interessados em participar de programas de formação especializada.

A campanha "Índia Qualificada" se une às várias já lançadas durante o primeiro ano do governo de Modi, como a "Limpe a Índia", "Fabrica na Índia" e "Índia Digital". 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaJovensNarendra ModiPobreza

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos