Mundo

Índia e China prometem quase US$1,5 bilhões ao Nepal

Depois dos terremotos, o governo do Nepal estimou o custo de recuperação em mais de 6,6 bilhões de dólares, equivalente a um terço do seu Produto Interno Bruto


	Pessoas andam por destroços do terremoto no Nepal: China e Índia aproveitam a oportunidade para aumentar sua inlfuência na região, além de ajudar a nação vizinha
 (REUTERS/Navesh Chitrakar)

Pessoas andam por destroços do terremoto no Nepal: China e Índia aproveitam a oportunidade para aumentar sua inlfuência na região, além de ajudar a nação vizinha (REUTERS/Navesh Chitrakar)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2015 às 10h34.

Kathmandu - A Índia e a China prometeram nesta quinta-feira cerca de 1,5 bilhão de dólares em ajuda para a reconstrução do Nepal, país muito pobre afetado recentemente por dois terremotos, numa estratégia para expandir sua influência na região e ajudar a nação vizinha a se recuperar.

Os terremotos, em 25 de abril e 12 de maio, mataram 8.832 pessoas, feriram mais de 22.000 e forçaram dezenas de milhares a ir para abrigos temporários. O governo do Nepal estimou o custo de recuperação em mais de 6,6 bilhões de dólares, o equivalente a um terço do seu Produto Interno Bruto.

A Índia ofereceu 1 bilhão de dólares. A ministra das Relações Exteriores indiana, Sushma Swaraj, disse em uma conferência de doadores que um quarto do valor irá sob a forma de ajuda financeira e não está relacionado com os compromissos já existentes de ajuda da Índia para o Nepal. O restante viria de empréstimos.

"Isso eleva a nossa assistência total ao Nepal ao longo dos próximos cinco anos a 2 bilhões de dólares", disse. Desde que assumiu o cargo, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, tem cortejado o Nepal, entre os vizinhos menores da índia, pois é crescente o temor de que anos de negligência e de pequenas disputas do governo indiano com o país tenham propiciado à China uma oportunidade para fazer avanços.

"A relação entre a Índia e o Nepal é tão antiga quanto a própria história. Nós compartilhamos laços de cultura, religião, tradição, língua, literatura e mitologia", disse Swaraj.

O ministro de Relações Exteriores chinês, Wang Yi, prometeu 483 milhões de dólares em ajuda para a reconstrução do Nepal, dizendo que a China quer concentrar-se no desenvolvimento sustentável da nação do Himalaia. Ele não especificou os termos do auxílio, mas a China no passado concedeu principalmente ajuda financeira.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaDesastres naturaisÍndiaNepalTerremotos

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo