EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.
A economia da Índia cresceu a uma taxa anualizada de 9,3% no primeiro trimestre do ano, impulsionado pela produção agrícola e manufatureira e pelos gastos dos consumidores. O dado foi divulgado no mesmo dia em que o Brasil anunciou crescimento anualizado de 5,7% no período.
O resultado indiano superou a expectativa da maioria dos analistas, de acordo com o jornal americano The Wall Street Journal. Nos últimos quatro trimestres, a Índia acumula avanço de 8,4%, nível superior ao de 8,1% estimado pelo governo.
Apesar do forte crescimento, a economia da Índia ainda enfrenta gargalos, como a estrutura precária do sistema de rodovias, de aeroportos e portos, que prejudica o transporte de produtos e isola áreas que poderiam receber investimento e negócios. "Ainda que 8,4% seja um crescimento satisfatório, precisamos de mais reformas para sustentá-lo", afirmou o ministro das Finanças do país, Shri P. Chidambaram.
A forte aceleração da economia também gera preocupação quanto ao atual déficit nas contas correntes do país. Ele tem se ampliado junto com o aumento da importação de petróleo, produto cujo preço está subindo. O ministro Chidambaram afirmou que o país continua a manter sólidas reservas de moeda estrangeira, e declarou que o déficit nas contas está em nível controlável. Ele também descartou a possibilidade de o alto custo do petróleo prejudicar o crescimento do país, ainda que afete a inflação, hoje em 4,3%.