Mundo

Índia confirma primeiro caso de nova variante da mpox no sul da Ásia

Homem foi diagnosticado com mpox no dia 18 de setembro, logo após retornar dos Emirados Árabes Unidos

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 24 de setembro de 2024 às 11h30.

Tudo sobreMpox
Saiba mais

A Índia confirmou nesta terça-feira a primeira infecção pela variante do clade 1 da mpox (anteriormente conhecida como varíola dos macacos), a mesma que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma emergência sanitária global, o que representa também o primeiro caso detectado no sul da Ásia.

“Há poucos dias, no distrito de Malappuram, em Kerala (sul), foi detectado que um homem de 38 anos, vindo de um país estrangeiro, apresentava sintomas de mpox. Após realizar testes para avaliar a variante, o resultado foi o clade 1b", afirmou à imprensa local a ministra da Saúde do estado de Kerala, no sul do país, Veena George.

O homem foi diagnosticado com mpox no último dia 18 de setembro, logo após retornar dos Emirados Árabes Unidos.

Este seria o segundo caso do vírus registrado na Índia desde o início da emergência global declarada pela OMS. No entanto, as autoridades não tinham confirmado até agora se se tratava da nova e mais perigosa variante da mpox.

Apesar da gravidade, a ministra frisou que “não há necessidade de se preocupar nem de se alarmar”.

O vizinho Paquistão registrou até agora sete casos de mpox desde o início da emergência sanitária, mas todos correspondem ao clade 2, a variante de menor risco do vírus.

A Índia detectou seu primeiro caso de mpox em 9 de setembro em um homem que regressou a Nova Delhi depois de viajar para a África Ocidental, também com a variante do clade 2.

A doença é caracterizada por sintomas semelhantes aos da gripe e lesões cutâneas. Embora a maioria dos casos seja leve, pode ser fatal para certas pessoas, especialmente crianças, mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

A transmissão de pessoa para pessoa pode ocorrer através do contato direto com fluidos corporais, gotículas respiratórias ou materiais contaminados, como roupas de cama.

Acompanhe tudo sobre:MpoxDoençasÍndia

Mais de Mundo

Após ser atingido por ciclones e terremotos em um mês, Cuba recebe ajuda internacional

Bruxelas diz que negociação com Mercosul está progredindo, mas não dá prazo para conclusão

EUA criticam mandados de prisão da Corte de Haia contra Netanyahu e ex-ministro

Em autobiografia, Angela Merkel descreve Trump como alguém 'fascinado' por autocratas