Mundo

Índia comemora Dia Internacional da Ioga em meio à pandemia de COVID-19

País com 1,3 bilhão de habitantes tem 410 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus, o quarto em número de contaminados no mundo

Narendra Modi criou um ministério para promover a prática de ioga na Índia
 (AFP/AFP Photo)

Narendra Modi criou um ministério para promover a prática de ioga na Índia (AFP/AFP Photo)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 21 de junho de 2020 às 13h49.

A Índia comemorou neste domingo (21) o Dia Internacional da Ioga com pequenos eventos, ao mesmo tempo em que o país luta contra o coronavírus. O primeiro ministro, Narendra Modi, afirmou que a crise na saúde fez com que a antiga prática se transformasse em algo ainda mais importante.

Nessa comemoração anual, proposta por Modi e adotada pela ONU em 2014, ocorre principalmente na Índia, mas também no resto do mundo, durante o dia mais longo no hemisfério norte.

No entanto, a crise do novo coronavírus obrigou aos praticantes a realizar suas atividades em lugares fechados ou em pequenas sessões ao ar livre. Modi, um iogui ativo, pediu que as pessoas aproveitem os benefícios físicos e mentais da disciplina.

"Por causa da pandemia do coronavírus, o mundo está mais do que nunca dando conta da importância da ioga", destacou Modi, falando em vídeo divulgado neste domingo nas redes sociais.

"A COVID-19 ataca nosso sistema respiratório. O Pranayama (exercícios de respiração) nos ajuda a fortalecer ainda mais o nosso sistema respiratório", acrescentou.

Desde que assumiu o cargo de primeiro ministro, em 2014, Modi liderou uma iniciativa para consagrar a prática da ioga como uma parte histórica da cultura indiana.

Estudiosos indianos acreditam que a ioga foi criado há 5.000 anos, com base em evidências arqueológicas de inscrições representando poses de pedra, bem como em referências a ensinamentos de ioga nos Vedas, antigas escrituras hindus.

Esse evento ocorre enquanto o país, no sul da Ásia, com 1,3 bilhão de habitantes, registrou 15.413 novas pessoas infectadas com a COVID-19 em um único dia neste domingo. O total nacional de casos subiu para 410.000 casos, com mais de 13.250 mortes.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusÍndiaIogaNarendra Modi

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino