Mundo

Índia busca ajuda do Butão, Mianmar e Bangladesh

Índia busca cooperação para uma ofensiva contra um grupo militante tribal, que já matou a tiros pelo menos 80 pessoas


	Soldados indianos: polícia acredita que uma facção militante que luta por um Estado próprio para a etnia bodo está por trás dos ataques
 (Tauseef Mustafa/AFP)

Soldados indianos: polícia acredita que uma facção militante que luta por um Estado próprio para a etnia bodo está por trás dos ataques (Tauseef Mustafa/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2014 às 09h42.

Guwahati - A Índia busca a cooperação do Butão, Mianmar e Bangladesh para uma ofensiva contra um grupo militante tribal, que já matou a tiros pelo menos 80 pessoas em Assam nesta semana, disseram autoridades nesta sexta-feira.

A polícia acredita que uma facção militante que luta por um Estado próprio para a etnia bodo está por trás dos ataques, os mais violentos em anos, a trabalhadores das plantações de chá e suas famílias nesta semana.

Alguns militantes podem ter fugido para o vizinho Butão, enquanto acredita-se que o líder deles esteja em Mianmar, segundo autoridades e a polícia.

“Estamos determinados a caçar os rebeldes e destruir a sua base, no país e fora dele”, disse à Reuters Kiren Rijiju, do Ministério do Interior da Índia.

Assam é um dos sete Estados do remoto nordeste indiano, local onde há mais de 200 tribos e dezenas de insurgências.

Os últimos ataques, nos quais metade das vítimas era mulheres e crianças, abalaram o governo do primeiro-ministro Narendra Modri, que se elegeu prometendo crescimento econômico e segurança militar.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaMortesViolência urbana

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'