Mundo

Índia aprova vacina russa Sputnik V contra covid-19

O fundo russo, responsável pela comercialização da vacina no exterior, afirmou que o Controlador-Geral de Medicamentos da Índia aprovou o uso da Sputnik V

Sputnik V: o fundo russo assinou acordos para produzir mais de 750 milhões de doses da Sputnik V na Índia com seis empresas indianas (Anadolu Agency/Getty Images)

Sputnik V: o fundo russo assinou acordos para produzir mais de 750 milhões de doses da Sputnik V na Índia com seis empresas indianas (Anadolu Agency/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 12 de abril de 2021 às 17h49.

A Índia aprovou o uso da vacina russa Sputnik V contra a covid-19, disse o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) nesta segunda-feira.

A Índia ultrapassou o Brasil e se tornou o país com o segundo maior número de infecções no mundo, depois dos Estados Unidos, à medida que enfrenta uma segunda onda da pandemia.

Até o momento, a Índia aplicou cerca de 105 milhões de doses de vacinas em uma população de 1,4 bilhão de pessoas.

O fundo russo, responsável pela comercialização da vacina no exterior, afirmou que o Controlador-Geral de Medicamentos da Índia (DCGI) aprovou o uso da Sputnik V.

"A Índia, segunda nação mais populosa do mundo, tornou-se o 60º país a registrar a Sputnik V após resultados positivos do estudo clínico local de Fase 3. A Sputnik V agora está autorizada em 60 países com população de mais de 3 bilhões de pessoas", informou uma postagem da conta oficial da Sputnik V no Twitter.

Na manhã de segunda-feira, duas pessoas familiarizadas com o assunto disseram que o painel da Organização Central de Controle de Padrões de Medicamentos (CDSCO) havia recomendado a autorização.

O fundo russo assinou acordos para produzir mais de 750 milhões de doses da Sputnik V na Índia com seis empresas indianas.

A Índia utilizou até agora duas vacinas, uma desenvolvida pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford, e a outra pela empresa nacional Bharat Biotech.

A Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, de Moscou, provou ser 91,6% eficaz contra a Covid-19.

O órgão regulador indiano de medicamentos não respondeu a um pedido de comentário sobre a aprovação do painel de especialistas para a vacina russa.

Acompanhe tudo sobre:ÍndiaSputnik Vvacina contra coronavírusVacinas

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país