Mundo

Índia apresenta porta-aviões de fabricação nacional

Apresentação da embarcação ocorre dois anos antes do prazo e a um custo estimado de US$ 5 bilhões

Porta-aviões P-71 "Vikrant" da Índia, produzido pela marinha indiana, deixa estaleiro após o seu lançamento na cidade de Kochi, ao sul do país (Sivaram V/Reuters)

Porta-aviões P-71 "Vikrant" da Índia, produzido pela marinha indiana, deixa estaleiro após o seu lançamento na cidade de Kochi, ao sul do país (Sivaram V/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2013 às 22h35.

A Índia apresentou nesta segunda-feira seu primeiro porta-aviões de fabricação nacional, ingressando em um seleto grupo de países capazes de construir esse tipo de embarcação. A apresentação ocorre dois anos antes do prazo e a um custo estimado de US$ 5 bilhões. Com isso, a Índia soma-se a Estados Unidos, Rússia, França e Grã-Bretanha no grupo de países que fabricam seus próprios porta-aviões.

O ministro indiano da Defesa, A. K. Antony, argumentou que seu país precisava fortalecer sua capacidade de defesa marítima.

Fabricado no estaleiro de Kochi, no Estado sulista de Kerala, o porta-aviões ainda passará por uma série de testes antes de ser efetivamente incorporado à Marinha indiana em 2018.

O lançamento do porta-aviões ocorre apenas dois dias após a Índia ter anunciado que um submarino nuclear construído por ela está pronto para "enfrentar os desafios do mar".

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaÍndiaNaviosPorta-aviõesTransportesVeículos

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos