Mundo

Queimadas ameaçam a saúde de 10 milhões de crianças na Indonésia

O governo indonésio enviou milhares de pessoas e aviões-tanque para combater os incêndios, em muitos casos causados por queimadas

Incêndios na Indonésia: crianças na Malásia precisam estudar com máscaras de proteção por causa das queimadas (Anadolu Agency / Colaborador/Getty Images)

Incêndios na Indonésia: crianças na Malásia precisam estudar com máscaras de proteção por causa das queimadas (Anadolu Agency / Colaborador/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 24 de setembro de 2019 às 10h09.

Última atualização em 24 de setembro de 2019 às 10h20.

A poluição e os gases de efeito estufa gerados pelos incêndios florestais na Indonésia estão colocando em risco a saúde de quase dez milhões de crianças, alertaram as Nações Unidas nesta terça-feira (24).

Os incêndios lançam fumaça tóxica na atmosfera em toda a região, o que nas últimas semanas obrigou que escolas e aeroportos fossem fechados também nos países vizinhos.

O governo indonésio enviou milhares de pessoas e aviões-tanque para combater os incêndios, em muitos casos causados por queimadas para a criação de solos aráveis.

Os incêndios são um problema recorrente no país, mas desta vez a situação é especialmente grave devido à seca.

Quase dez milhões de pessoas com menos de 18 anos - 25% delas com menos de cinco anos - vivem nas áreas mais afetadas pelos incêndios, na ilha de Sumatra e na parte indonésia da ilha de Bornéu, afirma a Agência das Nações Unidas para a proteção da criança.

As crianças pequenas são especialmente vulneráveis devido ao desenvolvimento do sistema imunológico, enquanto os bebês de mães expostas à contaminação durante a gravidez podem nascer com baixo peso ou prematuros.

Acompanhe tudo sobre:Indonésia

Mais de Mundo

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'

Para reduzir dependência da China em terras raras, governo dos EUA quer fomentar mineradoras locais