Vários focos de incêndio estão afetando ilhas do rio Paraná, um dos principais cursos d'água da Argentina, onde bombeiros de duas províncias estão trabalhando para conter o fogo, informaram as autoridades locais na quinta-feira, 12.
De acordo com o governo da província de Santa Fé, no centro do país, os incêndios se originaram em ilhas sob a jurisdição da província vizinha de Entre Rios (nordeste), mas a fumaça afeta vilarejos e cidades em ambos os territórios.
“Há mais de quatro focos de incêndio ativos que afetam vilarejos e cidades na província vizinha, e a fumaça chegou à cidade de Rosário e cidades próximas”, informou em comunicado o governo provincial de Santa Fé.
O secretário de Defesa Civil de Santa Fé, Marcos Escajadillo, disse que “há entre quatro e cinco focos ativos” e 30 brigadas florestais trabalhando na região.
“Foram usados drones para analisar a extensão do incêndio, e a prioridade que temos na região das ilhas é preservar as casas das pessoas que estão nesse local, fazendo contato com elas. Com a ajuda de dois barcos da Prefeitura Naval Argentina (autoridade marítima do país), estamos transferindo essas pessoas”, declarou Escajadillo.
Embora nesse caso a origem dos incêndios ainda seja desconhecida, as ilhas do Paraná são frequentemente alvo de queimadas de pastagens causadas por produtores rurais que levam o gado para pastar nessas regiões.
-
1/5
AME7723. BUENOS AIRES (ARGENTINA), 10/09/2024.- Uma pessoa caminha em frente a uma camada de fumaça nesta terça-feira, na cidade de Buenos Aires (Argentina). O céu da Argentina, como o de outros países da região, está coberto de fumaça devido aos incêndios florestais que afetam principalmente a Amazônia oriental e norte da Bolívia
(Uma pessoa caminha em frente a uma camada de fumaça nesta terça-feira, na cidade de Buenos Aires (Argentina). O céu da Argentina, como o de outros países da região, está coberto de fumaça devido aos incêndios florestais que afetam principalmente a Amazônia oriental e norte da Bolívia)
-
2/5
AME7723. BUENOS AIRES (ARGENTINA), 10/09/2024.- Uma pessoa atravessa uma ponte em meio a uma camada de fumaça nesta terça-feira, na cidade de Buenos Aires (Argentina). O céu da Argentina, como o de outros países da região, está coberto de fumaça devido aos incêndios florestais que afetam principalmente a Amazônia oriental e norte da Bolívia
(Uma pessoa atravessa uma ponte em meio a uma camada de fumaça nesta terça-feira, na cidade de Buenos Aires (Argentina). O céu da Argentina, como o de outros países da região, está coberto de fumaça devido aos incêndios florestais que afetam principalmente a Amazônia oriental e norte da Bolívia)
-
3/5
AME7723. BUENOS AIRES (ARGENTINA), 10/09/2024.- Pessoas caminham em frente a uma camada de fumaça nesta terça-feira, na cidade de Buenos Aires (Argentina). O céu da Argentina, como o de outros países da região, está coberto de fumaça devido aos incêndios florestais que afetam principalmente a Amazônia oriental e norte da Bolívia
(Pessoas caminham em frente a uma camada de fumaça nesta terça-feira, na cidade de Buenos Aires (Argentina). O céu da Argentina, como o de outros países da região, está coberto de fumaça devido aos incêndios florestais que afetam principalmente a Amazônia oriental e norte da Bolívia)
-
4/5
AME7723. BUENOS AIRES (ARGENTINA), 10/09/2024.- Uma pessoa corre em frente a uma camada de fumaça nesta terça-feira, na cidade de Buenos Aires (Argentina). O céu da Argentina, como o de outros países da região, está coberto de fumaça devido aos incêndios florestais que afetam principalmente a Amazônia oriental e norte da Bolívia
(Uma pessoa corre em frente a uma camada de fumaça nesta terça-feira, na cidade de Buenos Aires (Argentina). O céu da Argentina, como o de outros países da região, está coberto de fumaça devido aos incêndios florestais que afetam principalmente a Amazônia oriental e norte da Bolívia)
-
5/5
AME7723. BUENOS AIRES (ARGENTINA), 10/09/2024.-
Uma camada de fumaça nesta terça-feira, na cidade de Buenos Aires (Argentina). O céu da Argentina, como o de outros países da região, está coberto de fumaça devido aos incêndios florestais que afetam principalmente a Amazônia oriental e norte da Bolívia
(Uma camada de fumaça nesta terça-feira, na cidade de Buenos Aires (Argentina). O céu da Argentina, como o de outros países da região, está coberto de fumaça devido aos incêndios florestais que afetam principalmente a Amazônia oriental e norte da Bolívia)