Bombeiros lutam contra um incêndio que destrói casas e obriga milhares de moradores a evacuarem na Califórnia. (Gene Blevins/Reuters)
Reuters
Publicado em 7 de julho de 2018 às 16h50.
(Reuters) - Autoridades do condado de Santa Bárbara, nos Estados Unidos, decretaram uma emergência local neste sábado, quando um rápido incêndio causado por ventos fortes e altas temperaturas destruiu casas e forçou 3,2 mil residentes a evacuarem.
O fogo, um entre dezenas no oeste dos Estados Unidos, começou perto da comunidade litorânea de Goleta, na Califórnia, na noite de sexta-feira, antes de queimar a vegetação seca no sopé da Floresta Nacional de Los Padres.
Além das evacuações, autoridades disseram que o incêndio deixou 2 mil pessoas sem energia elétrica, acrescentando que a declaração de emergência ajudará o município a obter recursos adicionais para o combate a incêndios.
Cerca de 350 bombeiros aproveitaram um período de ventos leves no início deste sábado para conter o máximo possível do incêndio, que atingiu de 20 a 32 hectares e danificou ou destruiu 20 edifícios, disseram autoridades.
É provável que os ventos voltem a aumentar à medida que a temperatura sobe à tarde, disse Mike Eliason, porta-voz da equipe de combate ao fogo. Até agora, os bombeiros criaram linhas de contenção em torno de apenas 5 por cento do incêndio, disse ele.
(Por Brendan O'Brien, em Milwaukee, e Peter Szekely, em Nova York)