De acordo com as autoridades, cerca de 250 bombeiros combatem as chamas (AFP/AFP Photo)
Agência de notícias
Publicado em 16 de agosto de 2023 às 20h02.
Última atualização em 16 de agosto de 2023 às 20h08.
Cerca de 250 bombeiros lutavam, nesta quarta-feira, 16, para conter um incêndio que está "fora de controle" na ilha espanhola de Tenerife, no arquipélago das Canárias, informaram as autoridades locais, que tiveram de evacuar os moradores de cinco localidades.
O fogo começou na terça-feira e se espalhou pelo nordeste da ilha, situada perto da costa noroeste da África.
"O incêndio está fora de controle, a situação não é boa", admitiu Fernando Clavijo, presidente do governo regional das Ilhas Canárias, durante coletiva de imprensa.
"Nosso objetivo é evitar que ele continue se espalhando. Foi um dia difícil", acrescentou.
De acordo com as autoridades, cerca de 250 bombeiros combatem as chamas com o apoio de 13 helicópteros e aeronaves, três dos quais foram enviados da Península Ibérica.
O incêndio já consumiu cerca de 1,8 mil hectares e forçou as autoridades a evacuar os moradores das cidades de Arrate, Chivisaya, Media Montana, Ajafona e Las Lagunetas, além de interromper o tráfego em várias estradas.
"Pedimos à população que respeite todos esses bloqueios", afirmou o presidente regional.
A Espanha enfrentou na semana passada sua terceira onda de calor neste verão do Hemisfério Norte. Mais de 70 mil hectares já foram consumidos pelo fogo em 2023 no país.
Em 2022, mais de 300 mil hectares foram queimados por mais de 500 incêndios na Espanha, um recorde na Europa, de acordo com o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (Effis).