Mundo

Incêndio florestal ganha força perto de antiga cidade dos incas, no Peru

Cidade fica próxima ao sítio arqueológico de Machu Picchu, que se encontra fechado desde março por causa da pandemia

Cidade de Cusco, no Peru, perto de onde acontece incêndio florestal (olli0815/Thinkstock)

Cidade de Cusco, no Peru, perto de onde acontece incêndio florestal (olli0815/Thinkstock)

A

AFP

Publicado em 10 de outubro de 2020 às 16h59.

Um incêndio florestal que teve início na última quinta-feira, dia 8, perto de um parque arqueológico no Peru voltou a ganhar força no início do fim de semana, sem causar até o momento vítimas nem danos ao patrimônio, informaram os bombeiros.

"Nós havíamos controlado o fogo; porém, os ventos, que são fortes nesta região, reavivaram-no e estamos em apuros", disse o chefe dos bombeiros em Cusco, Rómulo Centeno, à rádio RPP, sobre o incêndio nas proximidades do Parque Arqueológico de Sacsayhuamán, próximo à cidade andina de Cusco.

Centeno, que disse estar convocando mais pessoas para lutar contra o incêndio, explicou que o vento impede o controle das chamas, que retornaram na tarde de quinta-feira na região de Tambomachay. Até o momento, destacou, o fogo não ameaça zonas arqueológicas.

O incêndio teve início na tarde de quinta-feira, perto do parque arqueológico localizado ao norte de Cusco, antiga capital do império inca. Segundo a imprensa da cidade, situada 600 km a sudeste de Lima, o fogo começou por causa de queimadas agrícolas expandidas pelo forte vento.

O ministério de Defesa enviou um avião Spartan e um helicóptero da Força Aérea com modernos sistemas e equipamentos contra incêndios para ajudar no controle das chamas, que consomem pastagens.

Cusco é um dos principais destinos turísticos do Peru, por seu patrimônio arqueológico e sua proximidade de Machu Picchu, que se encontra fechada desde março devido à pandemia.

 

Acompanhe tudo sobre:ArqueologiaIncêndiosMudanças climáticasPeru

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"