Mundo

Incêndio em frente a hotel de delegações da Apec mata 5 em Lima

O incêndio começou perto das 09h45 locais (12h45 de Brasília) no Centro Comercial Larcomar, localizado em Miraflores, a alguns metros do hotel Marriott

Incêndio: "São cinco mortos: quatro homens e uma mulher. Todos morreram por asfixia e a mulher também tem queimaduras de segundo grau" (Guadalupe Pardo/Reuters)

Incêndio: "São cinco mortos: quatro homens e uma mulher. Todos morreram por asfixia e a mulher também tem queimaduras de segundo grau" (Guadalupe Pardo/Reuters)

A

AFP

Publicado em 16 de novembro de 2016 às 20h43.

Um incêndio em um shopping localizado a poucos passos de um exclusivo hotel de Lima, onde está previsto que algumas delegações participantes da cúpula da Apec se hospedem, deixou pelo menos cinco mortos e vários desaparecidos até o momento, informaram as autoridades.

"São cinco mortos: quatro homens e uma mulher. Todos morreram por asfixia e a mulher também tem queimaduras de segundo grau", disse à imprensa o comandante Anselmo Talledo do corpo-geral de Bombeiros.

O incêndio começou perto das 09h45 locais (12h45 de Brasília) no Centro Comercial Larcomar, localizado no bairro de Miraflores, a alguns metros do hotel Marriott, que foi escolhido por algumas delegações e espectadores do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) nesta semana na capital peruana. A alguns passos também está a embaixada britânica.

Segundo os bombeiros, o fogo começou em uma sala de cinema localizada em um dos níveis mais baixos do shopping e, por isso, é difícil que a fumaça se dissipe.

O incidente teria ocorrido durante uma pré-estreia. A emergência alertou trabalhadores, cidadãos e turistas que estavam na área para evacuarem o lugar.

De acordo com o comandante Talledo, o incêndio está 90% controlado, mas ainda há focos. Eles estão trabalhando na busca de desaparecidos.

"Instalamos extratores de fumaça. Quando tivermos a visibilidade completa do local poderemos ter maiores detalhes", explicou Talledo.

O chefe policial de Lima, Hugo Begazo, confirmou que havia entrado em contato com a delegação dos Estados Unidos assim que começou o incêndio.

"Este acontecimento foi um acaso que não tem nada a ver com a Apec. Controlamos imediatamente. É um trabalho coordenado. Estamos trabalhando com eles (equipe de segurança dos EUA). Tivemos uma reunião com toda a equipe de operações deles. Não há problema", detalhou, em meio a versões da imprensa de que o hotel poderia ser usado pela delegação que acompanha o presidente Barack Obama.

"Meu mais fundo pesar e solidariedade às famílias das vítimas do incêndio. Esse lamentável ocorrido exige uma profunda investigação", escreveu o presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, no Twitter.

O shopping Larcomar, que fica em um penhasco com vista para o oceano Pacífico, é muito visitado por turistas estrangeiros.

Acompanhe tudo sobre:IncêndiosPeru

Mais de Mundo

Rússia diz que Biden deu a Zelensky “permissão suicida” para usar armas de longo alcance

França elogia decisão dos EUA de permitir uso de mísseis pela Ucrânia

Presidente do Paraguai está “estável”, diz primeiro boletim médico de hospital no RJ

Presidente paraguaio passa mal no G20 e é hospitalizado no Rio de Janeiro